Aumento da GIC pauta discussões em torno da LDO 2024

Primeira parcela da Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC) prometida para outubro de 2023

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024, aprovada recentemente pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), destaca questões além dos tradicionais investimentos em áreas vitais como educação, saúde e segurança. A lei também traz à tona o tema do aumento da Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC) dos atuais 40% para 70%, divididos em 6 parcelas.

Profissionais da educação e representantes sindicais estiveram presentes no plenário da CLDF, defendendo a aprovação das emendas relacionadas à educação e a ratificação do aumento da GIC. Esta questão será apreciada pela CLDF no início do próximo semestre.

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) tem pressionado pela apresentação do Projeto de Lei para a incorporação da Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC). Em resposta, o Governo do Distrito Federal (GDF) garantiu que não haverá prejuízos pelo atraso na apresentação desses projetos de lei e prometeu o pagamento da primeira parcela da GIG em outubro de 2023.

Essa garantia de pagamento e a aprovação das emendas representam um importante avanço para os profissionais da educação. Caso a promessa seja cumprida, isso poderá resultar em reajustes e equiparação salarial, proporcionando melhores condições de trabalho para o setor educacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo