SAE-DF: A CONQUISTA DOS PAGAMENTOS DE EXERCÍCIOS FINDOS

Uma vitória sindical: SAE-DF celebra conquista em prol dos direitos dos trabalhadores da educação

 

Em uma movimentação significativa para carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE), a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) deu início ao processo administrativo que promete ajustar as pendências dos pagamentos de Despesas de Exercícios Anteriores, conhecidos como exercícios findos, beneficiando cerca de 25 mil servidores. Esta iniciativa, longamente aguardada por ativos, aposentados e pensionistas, representa não apenas um passo rumo à regularização financeira, mas também a materialização de um esforço contínuo e persistente do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF).

O SAE-DF, há anos, vem pautando o diálogo com o Governo do Distrito Federal (GDF) sobre a importância de honrar os compromissos financeiros com seus servidores, essenciais para a manutenção da qualidade de vida do profissional da educação. A jornada para esta vitória não foi fácil. Requereu mobilizações, negociações e um compromisso inabalável com os direitos dos trabalhadores da educação, demonstrando a força e a determinação do sindicato em buscar justiça para seus membros.

O secretário-geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, comentou sobre essa conquista: “Este é um momento histórico para todos nós que fazemos parte da educação no Distrito Federal. A regularização dos pagamentos de exercícios findos é uma vitória que reflete não só a resiliência e a luta incansável do nosso sindicato, mas também o nosso compromisso em garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Estamos orgulhosos do caminho que percorremos juntos e continuaremos a trabalhar, incansavelmente, pela valorização e pelo reconhecimento de todos os profissionais da carreira PPGE.”

Para viabilizar o processo, a SEEDF introduziu a “Declaração de Inexistência ou de Desistência de Ação Judicial” como uma etapa importante, exigindo que todos os servidores elegíveis a preencham. Essa medida visa facilitar a organização e a agilização dos pagamentos, garantindo que os servidores recebam o que lhes é devido de maneira eficiente e transparente. A possibilidade de preencher a declaração de forma digital, através do Portal do Servidor, destaca a intenção de simplificar e desburocratizar o procedimento.

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informa que, em breve, serão publicadas orientações detalhadas sobre o procedimento para o efetivo pagamento das Despesas de Exercícios Anteriores (DEA).

O SAE-DF continua a ser uma voz ativa na defesa dos interesses dos trabalhadores da educação, reafirmando seu papel como um pilar de apoio e luta por justiça social e econômica. A caminhada do sindicato, marcada por esta significativa vitória, reforça a importância da unidade e da perseverança na conquista de direitos e no estabelecimento de um futuro mais justo e igualitário para todos no setor da educação.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo