EM REUNIÃO COM SAE DF, BRB SINALIZA SOLUÇÃO PARA SERVIDOR SUPERENDIVIDADO

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE DF) apresentou ao Banco de Brasília (BRB) uma proposta para resolver o superendividamento dos servidores da carreira assistência à educação.

A iniciativa busca garantir o mínimo existencial, previsto na Lei 14.181/21, que alterou o Código de Defesa do Consumidor, a mais de 1.300 profissionais que, após sete anos sem reajuste salarial, estão superendividados.

Importante destacar que inúmeros servidores têm a totalidade, e outros quase a totalidade, de seus salários retidos para pagamento de dívidas de empréstimos, adiantamentos, cheques-especiais, cartões de crédito, entre outras.

O Sindicato defende a realização de um programa que combine Educação Financeira, para evitar novos endividamentos, a um plano de pagamento dos débitos com taxas e prazos diferenciados.

Em reunião realizada sexta-feira (02/09/2022), o Banco de Brasília – BRB foi receptivo e garantiu estudar a proposta enviada.

O SAE/DF foi representado por Denivaldo Alves do Nascimento, Secretário-Geral; Osmar Soares, Diretor Jurídico e pela Dra. Ruth Marlen, advogada e Coordenadora Jurídica do Sindicato. Pelo BRB, participaram da conversa, Dário Oswaldo Garcia Júnior, Diretor Executivo de Varejo; Emanuelle de Sá Gomes, Gerente de negócios pleno, e Thiago Pereira dos Santos, Consultor de Diretoria. “Nós queremos uma solução negociada, que garanta ao servidor condições de pagar suas dívidas e viver com dignidade”, afirmou o Secretário-Geral do Sindicato.

Ciente da demanda do Sindicato e do panorama da grave situação de parte dos seus filiados, o Banco afirmou que disponibilizará, em breve, uma consultoria financeira para orientar os servidores, analisando caso a caso, com vistas a examinar as dívidas e discutir a melhor maneira de enfrentá-las. “Será um trabalho de educação financeira, com foco no planejamento do pagamento dessas dívidas, com ênfase na conscientização para evitar novas dívidas e comprometimento da renda”, asseverou o Diretor Executivo do Banco.

Após esse exame em conjunto, será iniciada a renegociação dos débitos, com taxas e parcelamentos adequados, objetivando a recuperação da renda dos profissionais da carreira.

Aos servidores sindicalizados ao SAE/DF, o BRB criará alguns grupos distintos e dedicados à formação de turmas para participação em cursos voltados à Educação Financeira e, paralelamente, ao estudo dos contratos de cada sindicalizado, de maneira humanizada, para que possam quitar suas dívidas junto ao Banco, garantindo-lhes o possível para suas subsistências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo