SAE-DF Mobiliza Força Tarefa com Parlamentares para a Aprovação do PL da GIC

Deputada Dayse Amarilio defende PL da GIC e aposta em ação parlamentar para a Reestruturação da Carreira de Assistência à Educação

Em reunião realizada nesta terça-feira (20/06), a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) expressou seu apoio ao Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF). A discussão principal envolveu a aprovação do Projeto de Lei da Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC), que está previsto para ser encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nos próximos dias pelo poder executivo. Entretanto, o processo de reestruturação da carreira de Assistência à Educação, apesar dos esforços significativos em curso, enfrenta atrasos sem uma data prevista para votação, resultando em um retrocesso em relação às negociações prévias.

A GIC é uma gratificação que se aplica sobre o vencimento básico do servidor, incentivando o desempenho e a progressão na carreira. As negociações em andamento visam um aumento progressivo nesse benefício, dividido em seis parcelas de 5%, com início previsto para outubro de 2023 e subsequentes pagamentos semestrais até janeiro de 2026.

O atraso na reestruturação da carreira torna-se ainda mais surpreendente tendo em vista que a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (02/08), reservou recursos financeiros adicionais para o pagamento das tabelas salariais.

Em meio a este cenário, a Deputada Dayse Amarilio reiterou seu compromisso com a categoria, prometendo não apenas apoiar, mas também mobilizar os demais parlamentares, com o objetivo de formar uma força tarefa. “Meu compromisso é com a transparência, pois existe uma diferença entre o negociado e o legislado. Vou utilizar esse mandato em favor da categoria”, declarou. A deputada também se comprometeu a dialogar com o governo do Distrito Federal para assegurar uma educação de qualidade e uma remuneração justa para os trabalhadores da educação.

Enquanto aguarda a definição da data de votação para a reestruturação da carreira, o SAE-DF continua se empenhando na articulação política para dar continuidade ao Projeto de Reestruturação da Carreira PPGE e garantir a aprovação da GIC. O apoio e comprometimento de parlamentares como a deputada Amarilio podem ser decisivos neste processo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo