NOVOS AVANÇOS NAS NEGOCIAÇÕES DO SAE-DF E O FUTURO DA CARREIRA PPGE

Em uma tarde movimentada de quinta-feira, 07 de março de 2024, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) reuniram-se para mais uma etapa nas negociações relativas às pautas pendentes da recente greve. Nesse encontro, um ponto de destaque foi a necessária revisão das fichas profissiográficas, essencial para a reestruturação da carreira, agora denominada de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE).

Essa mudança, amparada pela lei 7.142, não é apenas uma questão de nomenclatura. Ela reflete uma transformação profunda na identidade e no reconhecimento dos profissionais dessa categoria, antes conhecidos como Carreira Assistência à Educação. A revisão das fichas profissiográficas é um passo importante nesse processo de reestruturação. Ela determinará as competências, habilidades e atributos necessários para o desempenho efetivo das funções dos profissionais da PPGE, influenciando diretamente na qualidade da educação pública do Distrito Federal, na vida laboral e financeira do servidor.

O SAE-DF se comprometeu a formalizar e indicar representantes para compor um Grupo de Trabalho junto à SEEDF, visando aprofundar essa revisão. Esse grupo terá a missão de alinhar as expectativas e as necessidades reais da categoria com as políticas educacionais do DF, assegurando que os profissionais da educação sejam reconhecidos e valorizados de acordo com suas reais competências e contribuições.

A reunião também trouxe novidades sobre nomeações e concursos. Ana Paula Aguiar, Subsecretária de Gestão de Pessoas, informou que, do pedido de nomeação de todo o cadastro reserva, já foi encaminhado à Secretaria de Economia com o devido cálculo do impacto financeiro. Além disso, reforçou o compromisso com o SAE-DF da realização de um novo concurso para a carreira PPGE, com o edital previsto para ser lançado em novembro de 2024.

Veja:

Durante a reunião, a SEEDF foi intensamente questionada sobre as dificuldades enfrentadas pelos secretários escolares e demais colaboradores devido aos problemas com o sistema Ieducar, que tem gerado transtornos significativos na rotina desses profissionais. Para abordar e buscar soluções para essa questão crítica, ficou decidido que ocorrerá um encontro específico com a Subsecretaria de Operações em Tecnologia da Informação e Comunicação (SUBTIC). Nessa reunião, que contará com a presença do subsecretário Luan Lopes Leite, serão discutidas e idealmente encaminhadas as resoluções para os impasses atuais do Ieducar, visando melhorar o ambiente de trabalho e a eficiência dos processos internos nas escolas.

Esses avanços nas negociações são passos importantes para a categoria PPGE, sinalizando não apenas melhorias em termos de condições de trabalho e remuneração, mas também um reconhecimento mais justo e alinhado às suas qualificações e à importância de seu papel na estrutura educacional do Distrito Federal. A reestruturação da carreira PPGE é um passo fundamental para assegurar que a educação pública no DF continue evoluindo, garantindo aos profissionais da educação o reconhecimento e as condições necessárias para exercerem suas funções com excelência e dedicação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo