NA FRENTE DA NEGOCIAÇÃO: SAE-DF EM BUSCA DE AVANÇOS NA PAUTA REMANESCENTE DA GREVE

Sindicato negocia com SEEDF por melhorias para educadores, incluindo nomeações, remanejamento, progressão na carreira e direitos grevistas.

Quem disse que as negociações sindicais não têm seu quê de diplomacia? Quando o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) se senta à mesa com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), é um verdadeiro jogo de estratégia e tática, onde cada lado busca o melhor para seus representados, mas sempre de olho no bem comum. Essas conversas são importantes, afinal, estão moldando o futuro da educação pública no DF.

Por Dentro das Negociações

Nas negociações, discute-se de tudo um pouco: normas internas, questões econômicas, sociais e, claro, político-sindicais. Tudo isso com um objetivo: chegar a acordos que, sem contrariar a legislação vigente, sejam o melhor possível para os profissionais da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE). É um equilíbrio delicado, mas essencial.

O Que Está em Jogo?

Na última reunião, que aconteceu na tarde de ontem (22/02), várias pautas importantes foram colocadas à mesa. O SAE-DF trouxe para a discussão desde a urgência na nomeação de gestores aprovados em concursos até propostas de remanejamento e ajustes legais que impactam diretamente no dia a dia dos profissionais da educação. Vamos dar uma olhada em alguns desses pontos?

  • Concurso público à vista e novas nomeações: O SAE-DF pressiona por rapidez nas nomeações dos aprovados no último concurso. A resposta da SEEDF? O chamamento de gestores do último concurso ocorrerá entre o primeiro e o segundo semestre deste ano, com a promessa de um novo edital até novembro de 2024.
  • Remanejamento de servidores: Um pedido do sindicato que parece ter encontrado eco na SEEDF, que promete uma proposta em 30 dias.
  • Progressão na carreira: Uma das reivindicações é alterar a lei para permitir progressão por tempo de serviço antes de completar o estágio probatório. A SEEDF, porém, jogou para 2026 a possibilidade de ajuste orçamentário para isso.
  • Conversão de licença prêmio em pecúnia: Uma questão que ainda esbarra na liberação de verbas, mas parece estar caminhando para uma solução no segundo semestre de 2024.
  • Ampliação da carga horária para Monitores: Uma proposta de estudo para ampliação está na mesa, aguardando avaliação por parte da SEEDF.

O Ponto da Discórdia: Dias de Greve

Um ponto, contudo, gerou mais calor: a negociação dos dias parados devido à greve. Aqui, o SAE-DF mantém uma postura firme, reforçando o direito à greve e questionando qualquer tentativa de corte de ponto, baseando-se na legalidade da greve da categoria.

Próximos Passos

E a conversa não para por aí. A pauta é extensa e o principal ponto é a Reestruturação da Carreira PPGE. As partes já marcaram um novo round para o dia 27 de fevereiro. A esperança? Que avanços significativos possam ser alcançados, sempre visando o melhor para os profissionais da educação e, claro, para a qualidade do ensino oferecido à população do DF.

E Agora?

Essas negociações são mais do que meros encontros burocráticos; são o palco no qual o futuro da carreira PPGE começa a ser desenhado. É uma luta constante, mas necessária, por condições de trabalho justas, qualidade de ensino e reconhecimento do papel fundamental que os educadores desempenham.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo