A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E A URGÊNCIA DA VALORIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A importância dos agentes de portaria concursados e dos psicólogos escolares da carreira PPGE no combate à violência nas escolas.

O assassinato da professora Elizabete Tenreiro na Escola Estadual Thomázia Montoro, em São Paulo, é mais uma triste evidência do crescimento da violência nas escolas brasileiras. A falta de segurança, investimentos insuficientes em infraestrutura e condições de trabalho precárias são alguns dos fatores que tornam os profissionais da educação e os alunos vulneráveis a ataques.

Além disso, a falta de quadros efetivos de concursados é um problema grave. O fato de último concurso ter sido realizado nos anos 90, por exemplo, resultou em portões de acesso das unidades escolares desguarnecidos e muitas vezes os serviços de portaria são executados indevidamente por Vigilantes Patrimoniais terceirizados e temporários, que não têm as habilidades necessárias para lidar com o controle de entrada e saída de pessoas. Por isso, é urgente a necessidade de abrir concurso público para o cargo de Técnico em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na especialidade Portaria, valorizando e profissionalizando a função, que nas suas atribuições conhecem os alunos até pelo nome e estabelecem um vínculo com a comunidade escolar.

Outro ponto importante é a falta de profissionais de psicologia escolar da carreira PPGE. Hoje o número desses servidores é extremamente baixo para atender as quase 700 escolas do DF. Eles buscam agir junto ao educando e desenvolver ações educativas e preventivas que promovam a sua saúde mental, refletindo diretamente em todo o ambiente escolar.

A Rede de Pública de ensino no DF conta atualmente com um número insuficiente de profissionais da carreira PPGE para atender a uma demanda crescente. Diante dessa situação, é urgente que haja um investimento em novo concurso público, com a valorização desses profissionais da educação e a garantia de condições adequadas de trabalho e segurança nas escolas.

Somente com um investimento adequado na educação pública será possível oferecer uma educação de qualidade e segurança para todos, promovendo a formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Precisamos agir agora para evitar que outras tragédias como a morte da professora Elizabete Tenreiro ocorram novamente e se espalhem em outros estados.

Diante da situação alarmante da violência nas escolas e da falta de profissionais concursados, o SAE-DF vai lutar para que os concursos para os cargos de Técnico em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na especialidade Portaria, e de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional, especialidade Psicologia da carreira PPGE sejam retomados. O investimento adequado na educação pública é essencial para o desenvolvimento social e econômico do país, e é dever das autoridades governamentais promover condições adequadas de trabalho e segurança nas escolas para oferecer uma educação de qualidade para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo