SAE-DF E OUTROS SINDICATOS DISCUTEM FUTURO DA APOSENTADORIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

União de forças para garantir sustentabilidade do Iprev-DF

Em uma reunião realizada no auditório do SindMédico-DF, representantes de diversos sindicatos, incluindo o SAE-DF, uniram-se para discutir o futuro do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF). O encontro marcou uma etapa importante na busca por soluções sustentáveis para o sistema previdenciário dos servidores públicos.

O Secretário Geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, destacou a importância deste momento: “Estamos aqui hoje não apenas como representantes de nossos sindicatos, mas como vozes dos servidores públicos que merecem um sistema de aposentadoria justo e sustentável. A nossa união é fundamental para garantir que as decisões tomadas aqui reflitam as necessidades e aspirações de todos os envolvidos.”

Secretário Geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, debatendo as ações no IPREV-DF – Foto SAEDF

Entre os pontos discutidos, foram abordados temas como a contribuição de novos servidores até o limite do teto do RGPS, diversificação da fonte de custeio, projeção de melhoria a partir de 2030, e um aumento na contribuição previdenciária. Além disso, foram analisadas a Reforma Previdenciária no Distrito Federal, a projeção de receita anual para 2023 e o total de despesas, revelando um déficit atuarial preocupante.

“Os números apresentados hoje mostram claramente a necessidade de uma ação imediata e coordenada. Precisamos de soluções inovadoras e viáveis para reverter o déficit e garantir a segurança financeira dos nossos servidores no futuro,” enfatizou Alves.

Como resultado da reunião, foi aprovada a criação de um grupo de trabalho entre os sindicatos para acompanhar de perto a gestão do IPREV/DF. Este grupo será responsável de criar análise para ampliar a base de custeio, realizar auditorias externas, conduzir estudos atuariais e assegurar uma maior participação dos sindicatos nas reuniões do CONAD, além de monitorar a gestão dos ativos do IPREV/DF, incluindo imóveis e ações.

Denivaldo Alves concluiu: “Este é um passo significativo em direção a um futuro mais seguro para nossos servidores. Com a colaboração e o comprometimento de todos os envolvidos, estamos confiantes de que podemos criar um sistema de aposentadoria mais robusto e equitativo.”

A próxima rodada de discussões está prevista para o início de 2024, onde as lideranças continuarão a trabalhar juntas na elaboração de propostas detalhadas, visando o melhor para os servidores públicos do Distrito Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo