CHAMADA URGENTE PARA AÇÃO: SAE-DF SE OPÕE ÀS EMENDAS DO PL 5230/2023

Nesta terça-feira, 12, haverá mobilização da educação em defesa do ensino médio em todo o país!

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) manifestou preocupações significativas sobre as recentes emendas feitas ao PL 5230/2023, um projeto de lei crucial para o futuro da educação no Brasil. Inicialmente introduzido pelo governo do Presidente Lula, este projeto visava implementar mudanças progressistas no sistema de ensino médio do país.

No entanto, o SAE-DF se opõe fortemente às modificações propostas pelo relatório de Mendonça Filho, que acreditam poder impactar negativamente os educadores, alunos e o padrão geral da educação básica no Brasil. O sindicato afirma que essas mudanças, longe de melhorar a paisagem educacional, representam um risco sério para a integridade e eficácia do sistema de educação.

O SAE-DF está ativamente defendendo a rejeição dessas emendas. Eles enfatizam que a versão original do PL 5230/2023 está mais alinhada com as necessidades e interesses dos profissionais de educação e alunos. O sindicato pede aos interessados e formuladores de políticas que considerem as consequências adversas potenciais das mudanças propostas e apoiem a preservação do projeto em sua forma original.

Em Brasília, manifestantes da educação se reunirão às 9h no Senado para acompanhar a apresentação do relatório da subcomissão especial, que infelizmente traz vários retrocessos em relação às demandas do setor. Posteriormente, às 14h, a mobilização se deslocará para a Câmara Federal, continuando a demonstração de apoio às causas educacionais e expressando o descontentamento com as atuais propostas legislativas.

O SAE-DF permanece comprometido em garantir que qualquer reforma educacional beneficie todos os envolvidos, especialmente aqueles na base – os educadores e alunos. Eles instam a uma ação imediata e ponderada para salvaguardar o futuro do sistema educacional do Brasil.

Para informações detalhadas sobre o PL 5230/2023 original e as emendas propostas por Mendonça Filho, por favor, consulte a fonte original no [site da CNTE](https://www.cnte.org.br).

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo