NOTA OFICIAL: COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO MOVIMENTO GREVISTA

Em tempos em que as redes sociais e as mensagens instantâneas ganham proporções avassaladoras, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) vem a público esclarecer e desmentir a propagação de uma “fake news” em grupos do WhatsApp da categoria PPGE.

Recentemente, circulou um áudio, cuja origem não conseguimos identificar, com informações errôneas e tendenciosas sobre o motivo da nossa greve e os avanços nas negociações. O áudio faz referência a supostos aumentos e datas de recebimento, citando nomes de deputados e de integrantes de uma “comissão”.

Reforçamos que o motivo central da greve remonta à questão da Gratificação de Incentivo à Categorização (GIC) que foi retirada do seu Projeto de Lei original por determinação do então secretário da SEPLAD, Ney Ferraz. Este ato descumpriu os acordos previamente negociados com os representantes legais da categoria PPGE. Destacamos, para fins de esclarecimento, que conforme a lei federal (Lei nº 11.648/2008), o Sindicato dos Trabalhadores é o único órgão com representatividade legal para atuar em nome da categoria.

Lembramos também que, em assembleia realizada em 19/09/23, a categoria legitimou e escolheu os nomes para compor o Comando de Greve. Esta entidade possui a finalidade de organizar e conduzir as ações estratégicas da mobilização. Logo após, o Comando de Greve determinou sua Comissão de Negociação, responsável por representar e negociar diretamente com o governo, embora a decisão final sempre esteja sob a alçada da assembleia. Rechaçamos qualquer tentativa de representações ou comissões paralelas que não tenham sido decididas em assembleia.

Reconhecemos e agradecemos o apoio de todos os parlamentares distritais e federais que têm auxiliado neste processo. No entanto, é crucial frisar que o áudio circulante, com sua narrativa distorcida, é uma fake news e não deve ser propagado. Trata-se de uma falácia que distorce a unidade e o propósito da nossa greve.

Solicitamos à categoria que se mantenha firme, atenta e informada por meio dos canais oficiais do SAE-DF e desconsidere informações que não sejam provenientes destes meios.

Estamos juntos nessa luta. A verdade sempre prevalecerá!

COMANDO DE GREVE SAE-DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo