SAEDF PARTICIPA DE REUNIÃO VIRTUAL COM PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA E O FÓRUM DE DEFESA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO DF

Na tarde desta segunda-feira (11) o SAEDF participou de uma reunião por meio do aplicativo Zoom com o Presidente da CLDF Rafael Prudente, e o Fórum de Defesa do Servidor Público coordenado pela CUT/DF.

Durante a reunião foram discutidos assuntos como o aumento da alíquota do INSS, que se encontra na pauta do Palácio do Buriti, e a Reforma da Previdência.

A coordenadora da reunião Rosilene Corrêia, representante da CUTDF e do SINPRO DF discutiu sobre o assunto com o presidente da CLDF e logo passou a palavra para os representantes de cada categoria, a maioria obteve opinião unânime, pois este momento é muito delicado para se falar em falar em aumento da alíquota do INSS.

Considerando que estamos sem reajuste a mais de cinco anos e que as perdas salariais das categorias são muito grandes, é necessário que o GDF abra um canal de negociação, e só após realizadas todas as análises referentes as perdas salariais que se discuta posteriormente a proposta da reforma da previdência que vem de encontro ao aumento do desconto nos salários dos servidores.

Em relação ao INSS foi discutido também a questão do IPREVDF, órgão que realiza a assunção das aposentadorias e pensões do Distrito Federal, que até o momento não houve a nomeação para os conselheiros do CONAD, Conselho de Administração do IPREV e Conselheiros Fiscais .

Depois de mais de duas horas de reunião, o Presidente da Câmara se posicionou atento a situação e acha complicado redução salarial, mas disse que é necessário fazer a reforma porque está sendo pressionado porque já foi aprovado no congresso nacional desde 2019.

No entanto, é preciso ter cautela, ressaltou o presidente, pois o Distrito Federal é diferente de outras Federações, e logo abrirá um diálogo com as categorias que irão ajudar a intermediar uma reunião com o Governador e o presidente do IPREV a fim de buscar solução para o impasse .

No encaminhamento final ficou agendado uma reunião para a próxima terça-feira (12), em que retornará os assuntos discutidos.

A Reforma da Previdência, que poderá se tornar em um projeto de lei até o dia 30 de julho de 2020 e o aumento da alíquota do INSS que poderá aumentar para um desconto de até 22%, esses são os motivos das ações na justiça de várias categorias pedindo a proibição do desconto, inclusive o SAE/DF.

E no que diz respeito a nomeação imediata dos conselheiros do CONAD, órgão responsável em fiscalizar o IPREV /DF, será informando aos nossos associados sobre os desdobramentos desta negociação.

A Diretoria do SAEDF está em permanente luta em favor da nossa categoria. Unidos somos fortes. A luta continua!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo