Sol, a Luz na Educação: A trajetória inspiradora de Sorlene Ferreira

Entre desafios e conquistas: A jornada de uma mulher pela igualdade e empoderamento no ambiente educacional e sindical

No mês dedicado a celebrar as conquistas e a força feminina, a série comemorativa do SAE-DF traz a história inspiradora de Sorlene Ferreira, ou “Sol”, como é carinhosamente chamada por seus colegas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Sol emerge como uma voz renovadora entre as profissionais dedicadas à carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE), sendo um exemplo de dedicação, competência e luta por um espaço igualitário e justo para todas as mulheres no ambiente educacional.

Trajetória Profissional e Sindical

Ao nos contar sobre sua trajetória, Sol relembra o início de sua carreira na SEEDF, marcada pela luta por nomeações de Secretários Escolares nas redes sociais e em reuniões políticas, até sua posse e subsequente jornada na Subsecretaria de Administração Geral (SUAG). Ela destaca sua experiência na Gerência de Contratos e Termos (GCONT) e na Diretoria de Deflagração das Licitações (DILIC), onde atua como assessora. A dedicação e o aprendizado contínuo definem seus quase dois anos de serviço, que ela descreve como uma “enxurrada de aprendizado”.

Desafios Contemporâneos

Sol aponta que, apesar de as mulheres representarem cerca de 80% da carreira PPGE e assumirem cada vez mais posições de liderança, os desafios persistem, principalmente em relação à necessidade de qualificação contínua e à conquista de espaços de poder. Ela enfatiza a importância de não ter medo de assumir esses espaços, demonstrando sua visão progressista sobre o papel das mulheres na educação.

Sorlene Ferreira. Foto Divulgação

Conquistas e Impactos

Uma conquista significativa mencionada por Sol é a mudança no cenário de concursos públicos, que antes eram desenhados para preferencialmente atrair mulheres para cargos como magistério, merendeiras e auxiliares de Conservação e Limpeza (ACL). Hoje, segundo ela, o espaço está aberto para mulheres em todas as áreas, evidenciando um avanço importante na luta pela igualdade de gênero.

Visões para o Futuro

Inicialmente relutante em se envolver com o sindicalismo, Sol relata como sua participação no Comando de Greve e em uma greve desafiadora mudou sua perspectiva sobre a importância da representação sindical. Ela destaca o papel vital do SAE-DF e a inspiração que encontrou em outras mulheres aguerridas, tanto na base quanto entre as sindicalistas, na luta por direitos e melhorias nas condições de trabalho.

Sol é uma das muitas vozes vibrantes entre as trabalhadoras da SEEDF, que hoje conta com milhares de mulheres em seu quadro. Sua história é um reflexo da luta contínua por igualdade, representatividade e empoderamento da mulher, servindo como inspiração para todas as profissionais da educação e além.

Ao dar visibilidade às histórias de mulheres como Sol, o SAE-DF reforça seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, onde as conquistas da mulher são celebradas e reconhecidas, contribuindo para um futuro mais inclusivo e empoderador para as próximas gerações de mulheres na educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo