Governo Local Precisa Agir: SAE/DF exige o encaminhamento do PL da GIC para CLDF

A GIC precisa de aprovação urgente para garantir direitos e valorização

A luta pelos direitos dos servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE) continua em um ritmo intenso. O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE/DF) intensificou suas atividades para garantir que a Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC) seja aprovada e enviada para a assinatura do governador.

A base dessa mobilização foi o recente ofício do SAE-DF encaminhado ao Governador Ibaneis Rocha Barros Junior, em que o sindicato protesta contra a retirada do tópico que trata da GIC em um processo que beneficia mais de 15 mil servidores da Carreira Assistência à Educação. O SAE-DF destacou a importância desta carreira na Secretaria de Educação do DF e o papel fundamental desses servidores no dia a dia dos estudantes.

A insistência do sindicato é pela igualdade de tratamento entre as carreiras da Secretaria de Educação do DF. “Não se pode beneficiar uma carreira e deixar outra de mesma importância para trás,” disse o SAE/DF no ofício.

A resposta do governo foi emitida pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) da Secretaria de Educação (SEEDF). A SUGEP informou que a demanda foi acatada e que haverá uma Mesa de Negociação Permanente entre o SAE/DF e a SEEDF. Esta iniciativa visa proporcionar um espaço contínuo de diálogo, entendimento e negociação para questões relacionadas às relações de trabalho.

Além disso, ofício encaminhado ao SAE-DF, a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (SEPLAD) confirmou que a demanda pleiteada tramita nos autos do processo nº 00080-00160931/2023-72, que atualmente se encontra em análise.

Diante desse cenário, a categoria continua mobilizada em busca de seus direitos. Protestos estão sendo realizados e o governo local está sendo instado a tomar providências para garantir a isonomia entre as carreiras e o cumprimento do Plano Distrital de Educação (PDE), instituído pela Lei nº 5.499/2015.

A situação atual é tensa e as expectativas são altas. Os servidores estão mobilizados e o sindicato continua firme em sua missão. A resolução dessas negociações é crucial para o futuro dos profissionais de educação do Distrito Federal.

Continuaremos acompanhando de perto as negociações e fornecendo atualizações conforme novas informações forem disponibilizadas. É crucial que os direitos desses servidores sejam reconhecidos e que a igualdade de tratamento seja garantida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo