8º ENCONTRO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

O evento, promovido pela CNTE e que contou com a participação do SAE-DF, foi mais um importante passo na luta em defesa da valorização dos funcionários da educação no Brasil.

Terminou na noite da última sexta-feira (26), em Maceió – AL, o 8º Encontro Nacional dos Funcionários da Educação promovido pela CNTE. Um dos pontos discutidos foi a organização em carreiras dos funcionários da educação no país. Sobre isso, Denivaldo Alves, Ediram Oliveira e a companheira Josefa, integrantes da nossa direção, em suas intervenções, passaram um pouco das experiências vividas pela luta sindical aqui no Distrito Federal desde a criação da Carreira Assistência à Educação em 1989 até a última reestruturação a ser implantada a partir de setembro deste ano.

No curso dos debates, percebeu-se que muitos estados brasileiros teimam em não organizar a os funcionários da educação em carreiras. Em outros essa organização ainda está muito distante de planos de carreira capazes de assegurar a devida valorização profissional mediante a progressão de vencimentos baseada no nível de habilitação e por antiguidade. Essa é a principal causa de remunerações muito aquém da importância que tem esses profissionais no contexto educacional.

Além da organização em carreiras, os cursos voltados para a profissionalização, o financiamento da educação, um piso salarial para a categoria, a regulamentação das diretrizes para a elaboração da carreira e a democratização dos sistemas de ensino foram pontos bastante discutidos rumo à construção de outras ações de âmbito nacional em defesa da pauta dos funcionários da educação em todo o nosso país.

[nggallery id=3]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo