URGENTE: ALUNOS COTISTAS PREJUDICADOS POR INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNO E GREVE DA CATEGORIA

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) alerta para um grave desdobramento da atual paralisação: os alunos cotistas da Universidade de Brasília (UnB) que necessitam apresentar suas declarações até hoje encontram-se em uma situação crítica. Devido à greve da categoria de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE), essenciais na administração escolar, as secretarias das escolas permanecem fechadas, impossibilitando a emissão desses documentos.

A situação expõe a fragilidade e a precariedade da rede de ensino pública do Distrito Federal quando esses profissionais não estão em suas atividades. Esta paralisação, consequência da intransigência do governo em não abrir canais efetivos de negociação com a categoria, tem efeitos colaterais que agora atingem diretamente os jovens que almejam continuar sua formação acadêmica.

Para muitos destes alunos, a cota representa não apenas uma oportunidade de acesso ao ensino superior, mas a concretização de um sonho que pode transformar sua trajetória de vida. A impossibilidade de entregar as declarações exigidas pela UnB em razão da paralisação coloca em xeque o futuro desses jovens.

O episódio reflete a fundamental importância da categoria para a educação pública de qualidade no Distrito Federal. Estes profissionais não são apenas números em estatísticas ou cargos em estruturas burocráticas. São eles que garantem, diariamente, que os processos educacionais ocorram de maneira fluida e que os direitos dos alunos sejam preservados, desde atividades cotidianas até momentos decisivos como este.

O SAE-DF solidariza-se com os estudantes afetados e reforça o chamado para que o governo reconheça a urgência da situação, retome o diálogo e valorize os profissionais que são pilares da educação pública no DF. É imperativo que soluções sejam encontradas imediatamente para que esses jovens não sejam mais prejudicados por uma situação que está além de seu controle.

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