PRIMEIRA ETAPA: ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DO SAE-DF NA CONAE ACONTECE HOJE

Participação digital marca o início da conferência do SAE/DF

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE/DF) realiza hoje, 07/11/23, a partir das 19 horas, a Conferência do SAE-DF, onde serão definidos os representantes do SAE-DF na Conferência Nacional de Educação (CONAE). Dentre os participantes, serão eleitos 30 titulares e 6 suplentes, que terão o dever primordial de defender os interesses e diretrizes propostos pela categoria Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE).

Participação Ativa e Democrática

A Conferência Distrital de Educação, evento precursor da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, está marcada para acontecer de 09 a 11 de novembro de 2023. Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e organizada pelo Fórum Distrital de Educação (FDE), a conferência é um passo importante na elaboração do novo Plano Distrital de Educação (PDE).

O primeiro dia da conferência, 09 de novembro, apresentará uma novidade: a participação será exclusivamente virtual, permitindo uma abrangência maior de contribuições e a inclusão de participantes à distância. Esta modalidade de participação está em conformidade com as diretrizes estabelecidas no regimento da conferência, buscando adaptar-se às demandas contemporâneas de flexibilidade e acessibilidade.

O evento contará com a participação de 500 delegados titulares e 250 suplentes, eleitos nas conferências preparatórias. O encontro presencial, nos dias subsequentes, será realizado na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape), em Brasília-DF. A conferência terá como tema central: “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”, e irá se debruçar sobre diversos eixos temáticos cruciais para o futuro da educação.

Fortalecimento da Educação e Construção de Políticas

Os trabalhos serão divididos em eixos temáticos abordando desde a articulação do PNE com outros planos educacionais até a valorização de profissionais da educação e o financiamento público da educação pública. Estas discussões visam orientar a formulação e implementação dos planos de educação em diferentes níveis, fortalecendo a cooperação federativa e o regime de colaboração entre os sistemas.

Delegados eleitos nas etapas preparatórias, por segmentos específicos, terão direito à voz e voto nas plenárias deliberativas da conferência. A organização e a estrutura das atividades também se estendem ao acolhimento de observadores, garantindo assim a participação ampla e representativa de diversos setores da sociedade civil.

O regimento interno completo da Conferência Distrital de Educação 2024 está disponível para consulta e pode ser acessado através do seguinte link: Regimento Interno Conae.É fundamental que todos os interessados e participantes estejam familiarizados com o documento para que possam contribuir efetivamente para o debate e o desenvolvimento das propostas.

Com este evento, o SAE/DF se posiciona na vanguarda da discussão sobre o futuro da educação, enfatizando a importância de um planejamento estratégico e participativo que contemple as necessidades reais dos profissionais da educação e da comunidade escolar do Distrito Federal.

 

Para participar virtualmente da conferência, acesse: https://meet.google.com/bif-yzgw-cjj

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo