CONAE DISTRITAL COMEÇA COM FORTE CHAMADO POR JUSTIÇA E REPRESENTATIVIDADE DA CARREIRA PPGE

A Conferência Distrital de Educação, evento que antecipa a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, começou ontem de forma virtual, reunindo representantes para discutir o futuro da educação no Distrito Federal. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e pelo Fórum Distrital de Educação (FDE), o evento se destacou pelas falas inspiradoras de Alessandro Aparecido Januário, Ediram Silva e Denivaldo Alves, que abordaram a necessidade de uma representatividade justa e o fim da discriminação com a carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE) dentro da educação.

Alessandro Aparecido Januário, analista de Políticas Públicas e Gestão Educacional da Secretaria de Educação, abriu sua fala com uma poderosa declaração sobre a discriminação enfrentada pela categoria. Januário destacou que a discriminação começa “de dentro” das escolas, com falta de representação nas mesas de debate da conferência que frequentemente excluindo membros da carreira PPGE. Em suas palavras denunciou: “arriscaria dizer que estamos sofrendo “assistênciafobia”. Ele ressaltou a importância de reconhecer todos os trabalhadores em educação, incluindo aqueles responsáveis pela administração e operações essenciais, como parte integrante e vital do sistema educacional.

Ediram Silva, seguindo as palavras de Januário, propôs que os supervisores administrativos e os chefes de secretaria, pertencentes à carreira de educação, deveriam compor as chapas que disputam eleições escolares. Silva enfatizou o preconceito funcional existente e a necessidade de valorizar todos os profissionais da educação, não apenas os professores. Ele defendeu uma visão mais ampla da pedagogia, incluindo as várias funções exercidas pelos trabalhadores em educação, e apelou por uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas.

Denivaldo Alves, Secretário-Geral do SAE-DF, acrescentou ao debate, destacando a realidade muitas vezes dura enfrentada pelos trabalhadores da educação nas escolas. Alves criticou a visão limitada que alguns gestores têm sobre a educação, muitas vezes tratando os membros da carreira PPGE e outros trabalhadores não docentes de forma injusta. Ele reforçou a necessidade de inclusão de representantes do SAE-DF nas mesas de discussão da Conae, enfatizando que eles são atores fundamentais na educação.

O evento continuará hoje e amanhã, com debates presenciais sobre diversos temas cruciais para a educação. A participação virtual do primeiro dia foi um sucesso, permitindo uma maior inclusão e diversidade nas contribuições. A expectativa é que as próximas sessões presenciais sejam igualmente produtivas e que resultem em propostas concretas para melhorar a educação no Distrito Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo