Aprovação da gestão democrática: essa vitória é nossa!

Depois de treze anos a comunidade escolar pode comemorar: a gestão democrática do ensino público do DF foi aprovada pela Câmara Legislativa no último dia 13 de dezembro e será implantada a partir do ano que vem. Estão de parabéns as professoras e professores do DF que nunca desistiram de resgatar a democracia nas escolas e sempre lutaram pelo restabelecimento da verdadeira participação da comunidade na definição do projeto político-pedagógico das escolas.
A pronta mobilização da categoria, que esteve presente na Câmara em vários momentos, em especial no dia da votação, foi determinante para que fossem mantidos os princípios que sempre defendemos como fundamentais para a democracia não só nas escolas, mas no sistema educacional como um todo.
Como deputada da Educação e defensora da pauta dos trabalhadores e da comunidade escolar, desde o início do meu mandato, antes mesmo de o projeto ser apresentado pelo Executivo, iniciei o debate na Casa, apresentando em janeiro a proposta aprovada pelos trabalhadores durante Congresso de Educação e realizando em fevereiro audiência pública e seminário para discutir o tema.
A partir do momento em que o PL nº 588/11 foi apresentado iniciamos o debate na Comissão de Educação. Dialoguei com meus pares, com o relator, sempre buscando defender a visão da categoria, e lembrando que a proposta apresentada pelo governo foi amplamente debatida com os sindicatos e que representava em sua essência quase 30 anos de lutas. Em todos os momentos o nosso gabinete e mandato estiveram à disposição da categoria para a conquista desse direito histórico. Por isso não tenho dúvidas, companheiras e companheiros, esta vitória é nossa! Nossa perseverança foi a marca dessa luta!
Agora cabe a nós uma tarefa também fundamental: conscientizar toda a comunidade escolar para a importância dessa conquista, incentivando a participação de todos os segmentos no processo eleitoral. Somente quando toda a sociedade se apropriar da gestão democrática como uma conquista da cidadania, teremos a garantia que ela não será retirada por governos autoritários, ou sua transformação num arremedo de democracia.
Rejane Pitanga – Deputada Distrital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo