DIA 6 DE AGOSTO CELEBRA SERVIDORES DA CARREIRA PPGE E REFORÇA A LUTA POR VALORIZAÇÃO

No dia 6 de agosto, é celebrado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, instituído pela Lei nº 13.054, de 2014. Para o Sindicato dos Trabalhadores em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Distrito Federal (SAE‑DF), a data é uma oportunidade para reconhecer o trabalho essencial de milhares de servidores da carreira PPGE — profissionais que garantem o funcionamento cotidiano da rede pública de ensino, dentro e fora das salas de aula.

A carreira, modificada pela Lei nº 7.353/2023, é composta por três cargos: Gestor, Analista e Técnico de Políticas Públicas e Gestão Educacional, que se desdobram em 32 especializações ligadas às áreas social, administrativa e operacional. São profissionais que organizam, orientam, cuidam, alimentam e fazem a gestão cotidiana das escolas e órgãos da Secretaria de Educação do DF.

Identidade profissional, luta coletiva

A criação da data representou um avanço importante no reconhecimento de todos os segmentos da educação pública, para além do magistério. No Distrito Federal, a valorização da carreira PPGE passa por desafios imediatos, como a implementação efetiva das novas tabelas salariais proposta na reestruturação da carreira. Também estão entre as demandas prioritárias a realização de concursos públicos e a garantia de condições dignas de trabalho em toda a rede.

A presidenta do SAE‑DF, Sônia Vilarindo, reforça que a data precisa ser compreendida como um momento de afirmação da identidade e também de cobrança:

“É um momento para afirmar a identidade da carreira PPGE como essencial para a escola pública. Mas também para cobrar do Governo do Distrito Federal o cumprimento dos compromissos assumidos, incluindo o impacto financeiro da reestruturação e a realização de políticas de valorização que façam sentido na vida dos servidores.”

Papel fundamental na rede de ensino

Com atuação em todos os níveis da educação básica e superior do DF, os profissionais da carreira PPGE desempenham funções indispensáveis à gestão escolar e ao atendimento à comunidade. Suas especializações abrangem áreas como alimentação escolar, bibliotecas, inspeção, planejamento, apoio técnico especializado, formação, administração e suporte ao aluno.

Mesmo sendo essenciais ao pleno funcionamento da rede, esses profissionais ainda enfrentam invisibilidade institucional, remunerações defasadas e sobrecarga de trabalho em muitas unidades escolares.

Mais do que homenagem, é hora de avançar

O SAE‑DF reafirma que o 6 de agosto deve ser mais do que uma data simbólica: é um marco de mobilização por reconhecimento e valorização real. A luta inclui o fortalecimento da estrutura de carreira, a ampliação de jornadas, o combate à precarização e o investimento em formação continuada.

“Não basta reconhecer, é preciso valorizar. A carreira PPGE sustenta a escola pública todos os dias. O 6 de agosto é nosso. E a nossa luta continua”, conclui Sônia Vilarindo.

Receba o nosso boletim PPGE

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Botão Voltar ao topo
Ir para o conteúdo