DIÁLOGO APÓS PROTESTO: SAE-DF E GOVERNADORA EM EXERCÍCIO CELINA LEÃO SE ENCONTRAM APÓS ATO PÚBLICO

Reestruturação da carreira e GIC no centro das discussões com o Governo

O clima no Palácio do Buriti foi de diálogo intenso na tarde desta terça-feira, 29. A Governadora em Exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF), acompanhados pelo deputado João Cardoso (Avante). O encontro, marcado pelo debate construtivo, é uma sequência do Ato Público ocorrido na mesma manhã em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Durante a reunião, Celina Leão destacou a postura aberta ao diálogo do governo: “Quem cuidará disso é o Gustavo (Chefe da Casa Civil). Vocês fizeram um gesto correto ao vir dialogar, e este gesto precisa ser percebido pela categoria. Eu acho muito legítimo”. A Governadora também ressaltou as dificuldades econômicas que o governo vem enfrentando, com uma queda na arrecadação de um bilhão de Reais neste mês de agosto. Ainda assim, se comprometeu a manter as conversações abertas com a categoria.

Celina Leão ainda reforçou que a posição do Governador Ibaneis Rocha é de equiparar o financeiro ao orçamentário antes de avançar em reajustes de carreiras. A Governadora em Exercício ressaltou a importância da educação para o governo e o fato de sempre ter recebido uma atenção especial.

Após o encontro, o Secretário Geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, comentou: “A reunião desta tarde só reforça a necessidade de mantermos o diálogo com o governo. Agradeço a disposição da Governadora em Exercício e reforço que nossa principal luta é pela reestruturação da carreira e a implementação da GIC, conforme debatido em nosso Ato Público desta manhã.”

O Secretário de Finanças e Patrimônio, Damião Ornilo, também deixou sua mensagem: “É fundamental reconhecer a abertura do governo ao diálogo. Continuaremos firmes na defesa dos direitos dos profissionais que mantêm o sistema educacional do DF em pé. Agradecemos o apoio e reiteramos o que foi decidido durante o Ato Público. A data para a assembleia com indicativo de greve já foi definida, e a categoria está pronta para os próximos passos.”

Ficou acordado que o Chefe da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, conversará com o Governador Ibaneis Rocha, dando um retorno sobre o assunto na semana que vem. Uma nova rodada de conversas será agendada para dar continuidade às tratativas.

Lembrando que na manhã deste mesmo dia, um Ato Público foi realizado pelo SAE-DF em frente à CLDF, com 2.000 vozes se elevando pela valorização da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE). Durante o Ato, foi decidido, por unanimidade, a realização de uma assembleia com indicativo de greve no dia 13/09. O local e a hora exata serão informados pelos canais oficiais do SAE-DF.

Os eventos do dia de hoje destacam a busca contínua por justiça, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação no Distrito Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo