SAE-DF E SEEDF SE UNEM PELA VALORIZAÇÃO DAS MULHERES TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) se uniram em uma reunião realizada em 16/03 para discutir a valorização das trabalhadoras da educação e combater a violência contra as mulheres. O objetivo é promover ações conjuntas que valorizem as mulheres no ambiente de trabalho e que tenham um impacto significativo na luta contra a violência de gênero.

Durante a reunião, o secretário geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, ressaltou a importância da união de forças para combater a desigualdade no ambiente de trabalho e promover a igualdade de oportunidades para as mulheres da carreira assistência à educação. A Secretária de Gênero, Raça e Políticas para as Mulheres, Nilvia Rodrigues dos Reis, destacou a necessidade de ações diretas e firmes contra a violência, considerando que o Distrito Federal é uma das 13 unidades federativas do Brasil com maior taxa de feminicídio.

O encontro contou com a participação da Secretária de Aposentados e Ação Social, Josefa Alves do Nascimento; da Gestora de Atendimento para Assuntos Estratégicos, Simone Silva de Alencar; da Subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação do DF, Ana Paula Aguiar; da Assessora Qualidade de Vida no Trabalho (ASQVT), Fernanda Patrícia; e de sua assessora, Evelin Maurício Brito. Durante a reunião, foram sugeridas ações conjuntas entre o SAE-DF e a ASQVT, como campanhas de conscientização, reuniões informativas, criação de comissão para monitorar e fiscalizar as leis que protegem as mulheres, publicação de informações sobre direitos e igualdade de oportunidades, incentivo à criação de grupos de apoio para as servidoras.

Juntos, SAE e SEEDF estudarão as melhores estratégias para que essas ações sejam mais efetivas e cheguem a todas as servidoras, das mais tímidas e distantes até as mais envolvidas no movimento de defesa dos Direitos da Mulher.

Ana Paula Aguiar, Subsecretária de Gestão de Pessoas, enfatizou seu compromisso com a defesa dos direitos das trabalhadoras da educação e a promoção da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho. “A violência contra as mulheres é um problema grave em todo o mundo e inclui uma variedade de comportamentos prejudiciais, como violência física, sexual e psicológica. É uma forma de discriminação de gênero que nega às mulheres o direito à segurança, igualdade e dignidade”, afirmou.

O SAE-DF atua em diversas frentes para combater a desigualdade, como a luta pela melhoria salarial, o combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e a promoção de políticas de valorização da mulher.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo