REPÚDIO VEEMENTE À AÇÃO VIOLENTA DA PMDF

SAE-DF CONDENA ATO TRUCULENTO E COBRA RESPEITO ÀS MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS

Em um contexto de ações contínuas e preocupantes, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) vem a público expressar seu mais veemente repúdio à ação truculenta promovida pela Polícia Militar do DF contra manifestantes pacíficos na Praça do Buriti, em frente ao Palácio do Buriti.

Na data de hoje, representantes do SAE-DF, inclusive membros de longa data como o conselheiro Tibutino Lopes, com mais de 30 anos dedicados à educação, foram submetidos a uma violência injustificável quando a PMDF utilizou gás de pimenta para dispersar uma passeata pacífica. Este ato brutal deixou vários de nossos membros com mal-estar severo, necessitando de auxílio dos colegas. Este tipo de comportamento por parte das forças de segurança é totalmente inaceitável e viola nossos direitos mais básicos como cidadãos.

O secretário-geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, comenta sobre o ocorrido: “Este é um momento trágico e inaceitável em nossa história. O uso de força excessiva contra os profissionais da educação, que estão lutando pelos seus direitos e por uma educação justa e igualitária, é uma afronta à democracia e aos valores que defendemos. Não vamos nos calar e continuaremos nossa luta pacífica, apesar desta repressão violenta”.

Além disso, o diretor administrativo-financeiro, Damião Ornilio, acrescenta: “É dever do governo respeitar e proteger o direito de seus cidadãos à livre expressão e reunião pacífica. A violência que testemunhamos hoje demonstra uma clara falta de respeito e consideração pelo papel vital que desempenhamos na sociedade. Esta é uma clara violação dos princípios democráticos e não vamos deixar que tais ações passem impunes”.

Denivaldo Alves – Secretário Geral SAE-DF

É importante lembrar que, além desta trágica ocorrência, estamos enfrentando uma desvalorização salarial sem precedentes no setor público, agravada pelas recentes ações do governo. Hoje, dia 13 de setembro, às 9 horas, em frente à Câmara Legislativa do DF, a carreira de PPGE, por unanimidade, decidiu entrar em greve geral, a iniciar no dia 19 de setembro de 2023, visando combater a discriminação, a falta de isonomia e o descumprimento de compromissos por parte do governo.

Estamos diante de uma crise significativa na educação, e a possibilidade de uma nova paralisação mostra o quão grave a situação se tornou. A paralisação terá sérias repercussões no setor educacional, afetando não só os profissionais da educação, mas também os estudantes e suas famílias, especialmente aqueles com necessidades especiais.

Apelamos para um diálogo aberto e colaborativo com o governo, com o objetivo de encontrar soluções justas e sustentáveis para prevenir consequências negativas duradouras na sociedade. É nossa esperança que, através da união e da solidariedade, possamos superar este período de adversidade e construir um futuro melhor para todos.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento através do nosso canal de imprensa: imprensa@saedf.org.br.

SAE-DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo