NO DF TV, SAE DF DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM A NÃO VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES DA ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO

 

A reestruturação da carreira Assistência à educação foi tema de reportagem do telejornal Bom Dia DF, da TV Globo. Exibida na quinta-feira (07/04), a matéria aborda as mudanças estabelecidas em projeto de lei que tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e os impactos orçamentários e financeiros da implantação da carreira. O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAEDF) foi ouvido pela emissora e reafirmou sua preocupação com a não valorização dos servidores.

Em nota enviada à Globo, o sindicato explica que tem discutido com a Secretaria de Educação mecanismos para valorizar e garantir a capacitação continuada dos servidores da carreira Assistência à Educação, que tem sido esquecida pelo Governo do Distrito Federal. O SAE DF também relata que tratou do tema em reunião de trabalho com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no último dia 05/04.

A reportagem informou que, após ouvir as reivindicações, Ibaneis assumiu o compromisso de enviar ao legislativo um projeto de lei para a reestruturação da carreira de Assistência à Educação e determinou ao seu secretariado o estudo de impacto financeiro da medida, que contemplará todos os segmentos da carreira.

O projeto, de iniciativa do executivo, vai corrigir a qualificação dos cargos visando compatibilizá-los às atribuições desempenhadas pelos servidores hoje – cargos como mimeógrafo, datilógrafo, telefonista são alguns dos que tiveram suas tarefas ajustadas com o passar do tempo e exigem revisão. A proposta também vai corrigir o grau de escolaridade exigido para ingresso na carreira, considerando a modernização das ferramentas de trabalho:

  • O cargo de Analista de Gestão Educacional passaria a denominar-se Gestor de Políticas Públicas e de Gestão Educacional, com atribuições de planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos relacionados às atividades técnicas, administrativas, logísticas que demandem conhecimentos próprios do cargo/especialidade ou atividades da mesma natureza e nível de complexidade.
  • O cargo de Técnico de Gestão Educacional passaria a denominar-se Analista de Políticas Públicas e de Gestão Educacional, considerando que as atribuições atuais superam as que estavam previstas e desatualizadas (atuar com mimeógrafos, datilografia, telefonista, trabalhos administrativos em geral, etc.) nível superior. Ressaltando as atribuições de planejar e executar atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento ou atividades da mesma natureza e nível de complexidade.
  • O cargo de Monitor de Políticas Educacional passaria a ser Analista de Políticas Públicas e de Gestão Educacional mantendo suas atribuições de cuidado aos estudantes.
  • O cargo de Agente de Gestão Educacional (atualmente nível fundamental) passa a denominar-se Técnico de Políticas Públicas e de Gestão Educacional (nível médio) considerando que desde 2008 o serviço vem sendo terceirizado e esses profissionais passaram a atuar como auxiliares nas funções gerais das escolas. No suporte operacional às atividades técnicas, administrativas, logísticas e de atendimento. Não há previsão de novos ingressos.

 

Confira o vídeo:

Receba nosso boletim informativo

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo