Companheiro Ricardo Vasconcellos assume Secretaria de Relação do Trabalho na Executiva da CUT-DF

14ª PLENÁRIA ESTATUTÁRIA DA CUT

Com larga experiência de trabalho e luta, e como dirigente sindical, assume a Secretaria de Relação do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal, Ricardo Vasconcellos, Secretário de Convênios do SAE-DF, em substituição ao companheiro Denivaldo Alves, que se afastou da função por força da legislação eleitoral.

O companheiro Ricardo  será também o nosso representante na etapa nacional da 14ª Plenária da CUT, que será realizada em Guarulhos São Paulo – SP, no período de 28 de julho a 1º de agosto de 2014.

Com a presença de vários representantes de entidades sindicais, lideranças políticas e de movimentos sociais, nacionais e internacionais, a 14ª Plenária Estatutária da CUT-DF reafirmou a defesa dos princípios de autonomia e liberdade na organização sindical.

No dia 29 de junho, na Plenária das Mulheres, uma das questões abordadas foi a necessidade de ocupação de mais espaços de participação das mulheres no exercício do poder político no país, hoje ainda muito aquém da representatividade ideal por causa de um acúmulo histórico de uma cultura de discriminação e preconceito que precisa ser superada.

Nos dias 30 e 31 de junho, estiveram em debate aspectos relacionados à conjunta social, política e econômica no Brasil e no mundo, bem como as estratégias visando à superação dos desafios a serem enfrentados na luta da classe trabalhadora.

No Brasil, a necessidade de uma reforma política capaz de por fim aos métodos de há muito ultrapassados, principalmente no tocante ao processo eleitoral, foi apontada como uma demanda social a ser urgentemente conquistada. Isso tem que ver com a luta por uma reforma tributária que viabilize a instituição de um sistema tributário equitativo, capaz de romper o histórico de concentração da renda produzida no país. Uma reforma agrária que democratize o acesso à propriedade da terra e a democratização dos meios de comunicação também estiveram entre as pautas principais em debate.

Portanto, diante desses grandes desafios da CUT e sindicatos filiados, desejamos ao companheiro Ricardo muito sucesso no exercício do seu mandato à frente da Secretaria de Relação do Trabalho da CUT-DF.

Diretoria Colegiada do SAE-DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo