SAE-DF Participa de Reunião de Líderes na CLDF Buscando Avanços Para a GIC

União e determinação: SAE-DF e CLDF juntos pela valorização da carreira PPGE

Em um encontro importante para o futuro da Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC), líderes de blocos parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) reuniram-se com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF). A reunião, ocorrida na nesta segunda-feira (21), contou com a presença dos Deputados Distritais e sinalizou fortes intenções de avançar na aprovação da GIC.

Dentre os líderes presentes, um coro uníssono emergiu: todos declararam-se favoráveis à rápida tramitação e aprovação da GIC dentro do orçamento da Câmara, condicionado ao encaminhamento formal do executivo local. As informações prestadas pelo Deputado João Cardoso (Avante) ressaltam que o orçamento da CLDF teria um impacto mínimo de 17 milhões de Reais em 2023, que atenderia, num primeiro momento, deslocando a responsabilidade das despesas ao governo local no ano seguinte.

O tom isonômico dominou o discurso da Deputada Dayse Amarílio (PSB) ao abordar a necessidade de igualdade de tratamento entre a carreira PPGE e o Magistério. O destaque de Amarílio para o salário da categoria, considerado um dos mais baixos do funcionalismo público, chamou a atenção para a urgência da situação.

A atuação da Comissão de Negociação do SAE-DF foi decisiva e imprescindível na reunião da CLDF

Por sua vez, Chico Vigilante (PT) reacendeu o compromisso previamente firmado com o governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele recordou da reunião, em abril de 2022, em que foi determinada a criação de uma comissão entre o sindicato, representantes da categoria e a Secretaria de Educação para a Restruturação da Carreira. Embora a Secretaria de Educação tenha mantido sua palavra, houve um impasse com a SEPLAD, que não deu sequência ao processo.

Outros deputados se solidarizaram ao pleito do SAE-DF, reforçando o apoio parlamentar à causa. Denivaldo Alves, Secretário Geral do SAE-DF, lançou um alerta: a categoria sente-se discriminada em relação ao Magistério e, na ausência de uma posição concreta do GDF, a possibilidade de greve estará em pauta na próxima assembleia.

Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF, garantiu seu comprometimento em entrar em contato com o Secretário Ney da SEPLAD para verificar o andamento do Projeto de Lei da GIC.

Além dos já mencionados, estiveram presentes na reunião os deputados: Eduardo Pedrosa (União Brasil), Gabriel Magno (PT), Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Jorge Vianna (PSD), Roberto Negreiros (PSD) e a Deputada Federal Erika Kokay (PT).

A comissão de negociação do SAE-DF se fez representar por Denivaldo Alves, Damião Ornilio, Sônia Vilarindo, Nilvia Reis, Rita Torres, Josefa Alves, João Batista, Ronnie Von Batista e Irailton Lorenço, sinalizando a seriedade e o comprometimento do sindicato com a causa.

O SAE-DF agradece o apoio e compromisso de todos os parlamentares presentes e reforça a importância da união e mobilização para alcançar as melhorias tão aguardadas pela categoria.

Por fim, convocamos todos e todas da categoria PPGE a se juntarem a nós nesta luta. A força de nossa união é fundamental para conquistarmos os direitos e reconhecimento merecidos!

Confira a reunião:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo