Décimo-terceiro injetará mais de R$ 100 bi até o Natal, apura o Dieese

O Dieese divulgou nesta quinta que o pagamento do décimo-terceiro salário deve aquecer a economia em R$ 102 bilhões até dezembro que vem. Esse volume de dinheiro equivale a aproximadamente 2,9% do PIB, o conjunto de riquezas produzido no país.

O cálculo engloba os empregados domésticos e os beneficiários da Previdência Social. A estimativa é fetia com base em dados da RAIS e do CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dos cerca de 74 milhões de brasileiros que devem ser beneficiados pelo pagamento do 13º salário, aproximadamente 28,6 milhões, ou 38,6% do total, são aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

Os empregados formais (45,4 milhões de pessoas) correspondem a 61,4% do total. Entre estes, os empregados domésticos com carteira de trabalho assinada totalizam quase 2,3 milhões, equivalendo a 3,1% desse conjunto de beneficiários do abono natalino.

Aproximadamente outras 1 milhão de pessoas (ou 1,3% do total) referem-se aos aposentados e beneficiários de pensão da União (Regime Próprio). Há ainda um conjunto de pessoas constituído por aposentados e pensionistas dos estados (regime próprio) que vai receber o 13º e que não puderam ser quantificados.

 

*Com informações do Dieese

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo