SAE-DF COBRA COMPROMISSO REAL COM VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Sindicato dos Trabalhadores em Políticas Públicas e Gestão Educacional (SAE-DF) participou, nesta quinta-feira (12/06), da Comissão Geral realizada no plenário da Câmara Legislativa, que teve como pauta os Planos Nacional e Distrital de Educação.
A sessão reuniu parlamentares, representantes da Confederação, entidades sindicais e diversas organizações vinculadas à educação.
Durante o debate, o SAE-DF ressaltou a importância estratégica da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE) e chamou atenção para os desafios enfrentados pela categoria no âmbito da Secretaria de Educação. O representante sindical destacou que os profissionais da PPGE possuem uma proposta de reestruturação protocolada, técnica e fundamentada, que segue sem avanço devido à ausência de diálogo por parte do Governo do Distrito Federal. Até o momento, não houve nenhuma rodada técnica para discutir os impactos da proposta ou apresentar contrapontos.
Entre os pontos defendidos, o sindicato propôs a criação de uma Lei de Responsabilidade da Educação, que estabeleça sanções para o descumprimento deliberado de metas educacionais, nos moldes da já existente Lei de Responsabilidade Fiscal.
O SAE-DF também alertou para o cenário de desvalorização vivido pelos profissionais da carreira PPGE, composta por Gestores, Analistas e Técnicos. Esses servidores, com formação de nível superior e atuação essencial à gestão educacional, seguem recebendo as menores remunerações proporcionais do Distrito Federal.
“A nossa proposta de reestruturação é responsável, técnica e viável. Não cria privilégios, corrige distorções históricas e está alinhada às metas do próprio PDE”, afirmou o diretor institucional do SAE-DF.
Ao final, o sindicato fez três apelos objetivos: que a Câmara Legislativa assuma o protagonismo de propor a Lei de Responsabilidade da Educação; que o Governo do Distrito Federal estabeleça imediatamente um canal de negociação com o SAE-DF para tratar da reestruturação da carreira PPGE; e que os parlamentares reconheçam que a educação pública é sustentada por um conjunto amplo de profissionais e não apenas por professores.