SAE DF RESSALTA PARTICIPAÇÃO DESTACADA NO ATO NACIONAL DE 6 DE AGOSTO EM DEFESA DO PISO NACIONAL E DA CARREIRA PPGE

Na última quarta-feira (6 de agosto de 2025), data emblemática do Dia Nacional dos Profissionais da Educação, o Sindicato dos Trabalhadores em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Distrito Federal (SAE‑DF) esteve presente, com força e protagonismo, no ato nacional realizado em frente ao Ministério da Educação, em Brasília. A mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) reuniu cerca de mil profissionais técnicos e administrativos, com pauta central na defesa do PL 2.531/2021, que institui o piso salarial nacional da categoria.

Participação forte e pautas firmes

A mobilização destacou a atuação essencial dos profissionais não-docentes, PPGE, nos setores pedagógico, administrativo e operacional no funcionamento das escolas públicas. A CNTE, ao lado do SAE‑DF, reforçou que a valorização desses trabalhadores é imprescindível para uma educação de qualidade.

O ato resultou na formação de um grupo de trabalho, instituído por portaria do MEC, com a missão de avaliar os aspectos técnicos, financeiros e políticos envolvidos na implementação do piso salarial.

Leia também:

Pauta ampliada além do piso

Além da aprovação imediata do PL 2.531/2021, o documento entregue ao MEC incluiu a proposta de um projeto de lei complementar, a fim de reforçar a legalidade do piso e assegurar auxílio financeiro da União aos entes federativos com dificuldades orçamentárias.

Outros temas fundamentais entraram na pauta: inclusão de diretrizes específicas para servidores não-docentes no novo Plano Nacional de Educação (PNE), combate à terceirização da educação, fortalecimento da gestão democrática e políticas públicas que realmente garantam formação, ingresso em carreira e condições dignas de trabalho em todos os níveis de governo.

Durante o ato nacional em Brasília, a diretora Nilvia Rodrigues dos Reis, responsável pela Secretaria de Sexualidade, Raça e Políticas para as Mulheres do SAE‑DF, destacou a importância da mobilização coletiva e reforçou o apoio do sindicato à aprovação do PL 2.531/2021:

“Nós, do SAE‑DF, estamos hoje aqui presentes, lado a lado com a CUT, a CNTE e diversas entidades sindicais de todo o país, unindo vozes em defesa da aprovação imediata do Projeto de Lei 2.531. Essa proposta representa um avanço fundamental na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação que atuam fora da sala de aula, mas que garantem o funcionamento diário das escolas públicas. É uma pauta de justiça, reconhecimento e respeito. Nossa mobilização segue firme: aprova já!”

O posicionamento do SAE‑DF

Para o SAE‑DF, a mobilização não foi apenas simbólica, mas um momento estratégico para expor nacionalmente as pautas da carreira PPGE. Na opinião da presidenta Sônia Vilarindo, a participação representou uma união de vozes para proteger conquistas já obtidas e avançar em pontos cruciais como reestruturação, concursos públicos e valorização salarial.

O sindicato reafirma o compromisso com a mobilização contínua e a defesa incondicional dos direitos dos servidores da carreira PPGE — três cargos (Gestor, Analista e Técnico), distribuídos em 32 especialidades, que sustentam a escola pública no DF.

Veja: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CUT-DF (@cut_df)

 

Receba o nosso boletim PPGE

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Ir para o conteúdo