EVENTO NACIONAL DISCUTE COESÃO ENTRE GERAÇÕES E EDUCAÇÃO DIGITAL

Weila Almeida representa o SAE-DF em encontro que debate inovação, envelhecimento e justiça social na educação

Realizado neste sábado (18), no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), o VIII Encontro Anual da Rede CpE – Centro-Oeste reuniu professores, pesquisadores, gestores e servidores públicos para debater os desafios da educação digital e da coesão intergeracional no contexto das políticas públicas educacionais. A edição regional do evento, que ocorre simultaneamente em várias partes do país, teve como foco as transformações tecnológicas e os impactos da inteligência artificial na educação básica.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores em Políticas Públicas e Gestão Educacional (SAE-DF) e a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), a companheira Weila Almeida apresentou a comunicação “Educação Digital: promovendo a coesão intergeracional”, ao lado da professora Leides Moura, da UnB. A proposta integra um projeto institucional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) voltado à inclusão digital de pessoas idosas e ao fortalecimento de vínculos sociais entre gerações por meio de metodologias ativas.

Weila, que atua como gestora da carreira PPGE e é pesquisadora vinculada à UnB, tem trajetória marcada pela defesa da formação continuada, da inovação pedagógica e da promoção de direitos sociais. Com base em autores como Durkheim e Nancy Fraser, seu estudo parte da premissa de que a inclusão digital não é apenas uma questão técnica, mas uma estratégia de justiça intergeracional e fortalecimento da democracia.

A proposta apresentada reforça a urgência de currículos inovadores e políticas intersetoriais que posicionem a tecnologia como ponte, e não obstáculo, entre gerações. O projeto da SEEDF visa, ainda, capacitar servidores públicos, incluindo os da carreira Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE), para lidar com um cenário marcado pelo envelhecimento da população, pelo avanço tecnológico e pela demanda por serviços públicos mais acessíveis e inclusivos.

A participação da representante do SAE-DF no encontro nacional evidencia o papel estratégico da carreira PPGE na mediação entre gestão pública, inovação educacional e políticas sociais de base territorial. Para Weila, “fortalecer o protagonismo das pessoas idosas por meio da educação digital também significa reconhecer a potência do serviço público como instrumento de justiça social“.

Receba o nosso boletim PPGE

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Botão Voltar ao topo
Ir para o conteúdo