CONTROLE DE FREQUÊNCIA: SAE-DF CONQUISTA AVANÇO NA MESA DE NEGOCIAÇÃO
Circular da SEEDF com novas orientações sobre ponto eletrônico avança na pauta do SAE-DF em negociação permanente. Sindicato valoriza o diálogo e cobra novos avanços

O envio do Memorando Circular nº 1/2025 pela SEE/SUGEP/UGP, com novas orientações sobre o controle eletrônico de frequência e o atendimento da Gerência de Ponto (Gpont), representa um passo importante na pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Políticas Públicas e Gestão Educacional (SAE-DF) na Mesa de Negociação Permanente.
A publicação avança em um dos pontos mais sensíveis para a categoria, que tem reiterado a necessidade de revisão das condições de controle de frequência impostas com a implantação do ponto eletrônico. O sindicato defende o restabelecimento de critérios mais justos e condizentes com a realidade das unidades administrativas e com a natureza das funções exercidas pelos servidores da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE).
Segundo a diretora de organização do SAE-DF, Sorlene Ferreira (Sol), que também integra a mesa de negociação, a circular é reflexo direto da pressão responsável exercida pela entidade.
“Esse é um tema delicado, que exige cautela, mas não pode ser ignorado. Temos apresentado propostas técnicas e institucionais para superar os problemas gerados desde a implantação do ponto eletrônico. A abertura desse canal oficial de atendimento e a normatização de horários são avanços importantes, mas seguimos firmes no diálogo para resgatar as condições anteriores de controle de frequência, que respeitavam melhor as especificidades da nossa carreira”, afirmou Sol.
O SAE-DF continuará acompanhando a implementação das orientações e cobrando o aperfeiçoamento da política de controle de ponto, sempre em defesa da valorização, dignidade e funcionalidade do trabalho na educação pública do DF.
O SAE-DF realizará no dia 1º de dezembro uma plenária setorial exclusiva para discutir o ponto eletrônico. A atividade será um espaço de escuta, esclarecimentos e construção coletiva de propostas que irão orientar a atuação do sindicato nas próximas etapas da negociação com o GDF.



