SESSÃO DE DEBATE PÚBLICO DA CLDF VISOU SOLUÇÃO PARA SUPERENDIVIDAMENTO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO DF JUNTO AO BRB

Na quinta-feira (23), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou a segunda sessão de debate público para buscar soluções efetivas para o superendividamento dos funcionários públicos junto ao Banco de Brasília (BRB). O Deputado Gabriel Magno (PT) destacou a gravidade do assunto, principalmente para a população de menor poder aquisitivo. Além dele, a mesa contou com a presença de Denivaldo Alves, Secretário Geral do SAE DF; Antônio Carlos Cintra, Defensor Público do Distrito Federal e Professor; Elied Barbosa de Oliveira, Presidente da Caixa Assistencial dos Servidores do GDF (CABS); além de outros representantes de sindicatos.

Durante a sessão, as propostas discutidas foram a renegociação das dívidas, revisão dos juros, redução dos valores cobrados e criação de um programa de reestruturação de dívidas. Magno lamentou a ausência de representantes do Executivo Local e do BRB. O Defensor Público, Antônio Carlos Cintra, por sua vez, destacou o veto ao Projeto de Lei 2.886/2022, que tem como objetivo garantir que empréstimos tomados por servidores públicos não comprometam toda a renda dos trabalhadores.

O deputado Roosevelt Vilela (PL), autor do projeto que estabelece a política de crédito responsável, criticou o BRB por conceder empréstimos além da margem consignável e afirmou estar lutando para derrubar o veto ao projeto nessa nova legislatura. A deputada Paula Belmonte (Cidadania) reforçou que esse tema não tem “cor partidária” e que envolve o bem-estar das famílias dos servidores de estado. Ela também ressaltou seu compromisso em derrubar o veto ao Projeto de Lei. Denivaldo Alves, afirmou a necessidade da derrubada do veto e a aprovação imediata das novas tabelas salarias do Plano de Carreira que estão em andamento fortalecendo a esperança de que as medidas acordadas sejam efetivadas para garantir a segurança financeira dos servidores públicos do DF.

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAEDF) acredita que a sessão foi um passo importante para encontrar uma solução satisfatória para o problema.

 

Veja a integra:

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo