Saiba qual parlamentar do DF foi contra ou a favor do trabalhador no Congresso

Fonte: CUT/DF e Diap

O levantamento é da plataforma do Diap “Quem foi quem no Congresso Nacional”, que analisou as votações de deputados e senadores, e como esses posicionamentos prejudicaram a população 

Quem votou em projetos contra os trabalhadores? Quem ajudou a aprovar propostas que geraram retrocessos e retiradas de direitos? Quais foram os deputados e senadores que, de 2018 para cá, compactuam com as crises enfrentadas pelo país? Esses são alguns dos questionamentos esclarecidos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP, por meio de sua nova plataforma, “Quem Foi Quem no Congresso Nacional”, lançada na última quarta-feira (10), no auditório da CUT-DF.

No DF, a grande maioria dos parlamentares votou contra a classe trabalhadora. Alguns, inclusive, tiverem 100% do seu posicionamento contra o trabalhador, como é o caso das deputadas Bia Kics (PL) e Paula Belmonte (Cidadania). Em contrapartida, parlamentares como Erika Kokay (PT) e Professor Israel Batista (PSB) votaram 100% a favor da população. A nível nacional, somando deputados e senadores, quase metade do Congresso votou contra os interesses dos trabalhadores.

Veja como votou cada parlamentar abaixo.

A plataforma

A plataforma “Quem foi Quem no Congresso Nacional” foi desenvolvida pela equipe do DIAP e disponibiliza os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade, permitindo ao cidadão conhecer como atuaram seus representantes no Congresso Nacional.

Além de avaliar e explicitar o desempenho dos parlamentares, a ferramenta visa também estimular a participação política e o voto consciente na população.

Para a escolha das votações apresentadas na plataforma, foram utilizados cinco critérios: importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social; registro nominal do voto de cada parlamentar; grau de disputa entre governo e oposição; aspecto temporal das propostas de leis submetidas para votação pelos parlamentares com vigência permanente ou temporária das políticas públicas; e clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido, de modo a não deixar margens para dúvidas sobre o conteúdo da votação.

“A plataforma digital oferece aos eleitores a oportunidade de analisar a atuação e votação de cada deputado(a) Federal e senador (a) da República, ao mostrar sua posição e voto em cada projeto de lei e seus impactos na vida do povo brasileiro. Assim, podemos, com elementos técnicos e qualitativos, definir com consciência e responsabilidade nossos votos nesta eleição”, afirmou o secretário de Formação da CUT-DF e presidente em exercício do DIAP, Rodrigo Britto.

 

Veja como votaram os parlamentares do DF

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo