SAE-DF pressiona o GDF pelo envio do Projeto de Lei da GIC à Câmara Legislativa

Negociações em andamento: sindicato busca aumento de 30% na Gratificação de Incentivo à Carreira

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE/DF) intensificou a pressão sobre o Governo do Distrito Federal (GDF), realizando diversas diligências nas Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAD), Educação (SEEDF) e na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para impulsionar o envio do projeto de lei referente à Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC).

A instituição sindical advoga veementemente por um aumento significativo na GIC, de 40% para 70%, dividido em seis parcelas. Segundo informações do executivo, a demora no envio do projeto de lei ocorreu por conta de um requerimento da SEPLAD para desagregar o PL, que estava inicialmente unido ao projeto da Carreira do Magistério. De acordo com a SEPLAD, essa separação é vital para avaliar o impacto financeiro e dar a devida atenção a outras reivindicações do SAE-DF.

O SAE-DF recorda que, durante um encontro com a governadora em exercício, Celina Leão, em 13 de fevereiro, fez a solicitação formal para o envio do PL ao legislativo, com o intuito de reestruturar a Carreira de Assistência à Educação e renegociar o aumento da GIC, entre outras pautas. Como resposta, a governadora firmou o compromisso de encaminhar o projeto de lei à CLDF.

Desde aquele primeiro encontro, diversas reuniões foram organizadas tanto no âmbito executivo quanto legislativo, envolvendo secretarias de competência como finanças e educação. O sindicato mantém a convicção de que todas as fases de negociação foram concluídas, e agora insiste para que as autoridades cumpram os compromissos assumidos durante as negociações.

Nas diligências recentes, o sindicato sublinhou a urgência de reestruturar a Carreira de Assistência à Educação no Distrito Federal. A intenção é valorizar e destacar o trabalho dos profissionais dessa área, proporcionando melhores condições salariais e mais oportunidades de progressão na carreira.

A expectativa entre os profissionais da categoria PPGE e o GDF persiste, demonstrando a necessidade urgente de progresso nas negociações e a importância de se chegar a um acordo mutuamente satisfatório. O futuro dos profissionais de educação no Distrito Federal ainda está em aberto, porém, a contínua pressão do sindicato permite antever uma resolução em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo