Secretário Geral do SAE-DF, Denivaldo Alves do Nascimento, toma posse como Presidente do Conselho de Administração do IPREV

Controle social da gestão previdenciária em boas mãos

Eleito presidente pelos demais integrantes do Conselho de Administração do IPREV – Instituto de Previdência dos Servidores do GDF, Denivaldo Alves tomou posse no dia 7 de fevereiro, como representante da sociedade civil no órgão, ou seja, Denivaldo representa os interesses dos servidores do DF e ele foi indicado pela CUT-DF, onde é diretor no cargo de Secretário do Trabalho da Central.

Em sua posse como presidente do Conselho, Denivaldo Alves se comprometeu em cuidar das atuais e das futuras aposentadores dos servidores públicos do DF, principalmente na preservação de seus direitos.

Ao contrário do que andam pregando algumas pessoas em nossa base, por lei, os RPPS devem contar com um conselho destinado a definir políticas públicas previdenciárias e exercer a fiscalização e o controle da gestão da previdência dos servidores públicos de modo a assegurar o equilíbrio atuarial e financeiro do regime.

Portanto, termos um servidor da nossa categoria é motivo de orgulho e também uma preocupação a menos, pois sabemos que temos na direção do IPREV uma pessoa que é profunda conhecedora da previdência dos servidores públicos e também ferrenho defender dos nossos interesses.

Nesse sentido, quem se manifesta contra a presença da sociedade no controle e no acompanhamento da gestão previdenciária, está militando contra os interesses não apenas dos servidores da nossa carreira, mas de todos os servidores públicos do Distrito Federal, seja dos que ainda vão se aposentar ou dos que estão aposentados.

A direção do SAE parabeniza o companheiro Denivaldo e destaca com orgulho a sua eleição como presidente do órgão pelos demais conselheiros, que reconheceram no companheiro experiência, compromisso e vontade de trabalhar pelo fortalecimento do Instituto.

Saiba Mais

Entre as inovações ocorridas durante o processo de redemocratização do nosso país, à custa de muita luta do movimento sindical e da sociedade em geral, está o controle social da gestão pública, ou seja, a participação efetiva da sociedade civil no acompanhamento e da fiscalização da Administração Pública.

Para garantir a participação da sociedade civil no controle social é que existem os conselhos do FUNDEB, da Alimentação Escolar, da Previdência Social, entre muitos outros em cada Estado, Município e, também, na esfera federal.

No tocante à previdência, no Brasil, temos três tipos de regimes previdenciários: o regime geral, o regime próprio e o regime complementar.

O Regime Próprio de Previdência Social – RPPS é o regime pertinente aos servidores públicos de todo o país titulares de cargos efetivos, caso do nosso IPREV.

Este conselho é composto paritariamente pelo governo e pela sociedade civil.

A indicação dos membros representantes do governo é prerrogativa do GDF.

A indicação dos representantes da sociedade civil é um direito da sociedade civil.

A Central Única dos Trabalhadores – CUT é uma das organizações da sociedade civil tem direito a indicar representantes dos trabalhadores no serviço público.

O companheiro Denivaldo Alves é o atual Secretário do Trabalho da CUT e, levando isso em consideração, a central deliberou pela indicação deste companheiro para integrar o Conselho de Administração do IPREV.

Além do SAE, compõem o CONAD representantes de trabalhadores no serviço público distrital do SINDSAÚDE, Sindicato dos Odontólogos, SINDIRETA, SINPRO, SINDICAL e SINDSASC.

O IPREV é nosso. É formado com recursos das contribuições debitadas em nossos contracheques. E é nosso interesse sua sustentabilidade.

FPP_3690

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo