SAE-DF Cobra Ação Eficaz da CLDF para a Carreira PPGE e Não Descarta Paralisação

Valorização da carreira PPGE

Hoje (10/08), o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas (SAE-DF), juntamente com sua comissão de negociação, se fez presente na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em uma ação contundente. O intuito da visita foi solicitar dos parlamentares uma ação mais efetiva para a carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE). A proposta? Formar uma força-tarefa que una sindicato e deputados na pressão ao GDF para o envio imediato do Projeto de Lei da GIC à CEOF para sua aprovação, seguida de votação no plenário da CLDF.

O alerta é direto: os profissionais da carreira PPGE estão mobilizados e não irão mais aceitar serem colocados em segundo plano em relação à carreira do Magistério. Esta assertividade é ainda mais evidente na fala de Denivaldo, representante do sindicato: “Caso o PL não venha para a Câmara Legislativa, não haverá outra alternativa. Como sindicato, vamos utilizar o nosso instrumento de luta! E todos sabemos que esse instrumento pode ser uma assembleia e uma possível paralisação das atividades.”

Este posicionamento se dá em um contexto em que o projeto de lei 470/2023, voltado para a carreira do magistério, foi recentemente aprovado pela CEOF. Embora os professores da rede pública celebrem este avanço, os profissionais da carreira PPGE ainda aguardam seu momento de reconhecimento e igualdade.

A votação do projeto para o Magistério já tem data marcada para o dia 15/08, no entanto, a carreira PPGE continua em meio a entraves burocráticos. Diante deste cenário, o SAE-DF reforça a necessidade de isonomia entre as carreiras, ambas fundamentais para a educação na capital.

Muitos gestores públicos, incluindo o governador Ibaneis Rocha, têm emitido discursos conciliatórios, mas a sensação entre os profissionais de PPGE é de desvalorização. Ações concretas, e não apenas palavras, são urgentes.

O Projeto de Lei da GIC, tão aguardado pela carreira PPGE, ainda é uma pendência do GDF, e o SAE-DF não deixará de lutar por sua aprovação. Afinal, é por meio dele que esses profissionais esperam receber a devida valorização.

Alguns deputados já exaltaram a “iniciativa corajosa do GDF” ao alocar verbas significativas para a educação. Entretanto, a questão levantada pelo SAE-DF permanece: onde está essa coragem quando se trata da carreira PPGE?

O sindicato reitera seu compromisso de lutar por direitos iguais e justiça para todos os profissionais da educação. O recado é claro: a carreira PPGE merece reconhecimento e não será mais deixada de lado.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo