SAE CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS

Dirigentes e militantes do SAE participam nesta terça feira (16) de várias atividades convocadas pela CUT Brasília contra diversos projetos que tramitam no Congresso Nacional e que retiram direitos dos trabalhadores dos setores público e privado.
Entre as propostas de interesse do governo interino de Michel Temer (PMDB), apoiado pela maioria governista composta pelos defensores do grande empresariado do ramo financeiro, industrial, do agronegócio e da grande mídia está uma proposta que pretende fazer prevalecer o negociado sobre o legislado, o que praticamente desconsidera direitos trabalhistas assegurados na CLT e na Constituição Federal tais como: 13º salário, horário de almoço, férias, carga horária de trabalho entre outros.
Outras propostas pretendem reduzir drasticamente os direitos à aposentadoria. No início do governo interino, falou-se até em elevação da idade mínima para aposentadoria para 70 anos. Agora se fala em aumentar para 65 anos, tanto para mulheres quanto para homens.
A terceirização sem limites e o fim de direitos historicamente assegurados aos servidores públicos, além da diminuição dos recursos vinculados à saúde e à educação também estão na pauta do atual governo.
Importante destacar que esse projeto de gestão pública não foi aprovado pela sociedade brasileira e, portanto, vem sendo entendido com um verdadeiro golpe, não apenas no seu aspecto meramente político, mas, principalmente, em razão do ataque a inúmeros direitos trabalhistas e sociais conquistados nos últimos anos.