SAE-DF NA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA EAPE

Reforma na estrutura física da EAPE e Construção da Escola Classe 01 da Estrutural foram temas em debate na manhã desta de quinta-feira, com as presenças do SAE e SINPRO.
A Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação – EAPE é uma instituição de grande importância estratégica na promoção da boa qualidade da educação no Distrito Federal. No entanto, as condições da rede física da escola encontram-se em situação completamente contrária à sua relevância.
Segundo manifesto publicado pelos profissionais que trabalham na EAPE, infiltrações, problemas na rede hidráulica e elétrica e falta de segurança comprometem até a integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras do local e, também, dos usuários dos serviços da instituição.
A EAPE foi e continua sendo muito importante para a nossa carreira na promoção da habilitação profissional da nossa categoria. Por essa razão, o SAE participou da audiência e manifestou o seu total apoio à reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras da EAPE no sentido da realização das reformas necessárias ao restabelecimento das ideais boas condições de trabalho.
Escola Classe 01 da Estrutural
Mesmo com essas condições, na EAPE, vem funcionando a Escola Classe 01 da Estrutural em face de problemas na construção original daquela unidade escolar. Conforme relata a comunidade e os profissionais que lá laboram, as condições de funcionamento na EAPE impõe a pais, estudantes e educadores grandes transtornos, seja em razão da situação da rede física ou por outras dificuldades como os difíceis deslocamentos, principalmente em dias chuvosos.
Presente na solenidade, o SAE se manifestou defendendo o respeito ao direito constitucional das crianças afetadas à prioridade absoluta na oferta da educação. Explicou o diretor do SAE Ediram Oliveira, que fez parte da mesa, que não se trata de prioridade relativa, não se justificando a solução de outras demandas de serviços públicos menos urgentes antes da resolução do problema, que já dura cerca de três anos.
Todo o apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras da EAPE e da Escola Classe 01 da Estrutural pelas condições ideais de trabalho e de atendimento às comunidades escolares daquelas instituições.