Participação Ativa do SAE-DF na Luta pela Modernização da Carreira dos Servidores da Assistência à Educação no DF

Liderança do SAE-DF e Engajamento Coletivo Marcam a Luta por Melhorias na Carreira da Assistência à Educação no DF

Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Na última quinta-feira (1º), um número expressivo de servidores da Assistência à Educação do Distrito Federal preencheram as cadeiras do plenário da Câmara Legislativa para a comissão geral sobre a modernização da carreira. A participação ativa do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas (SAE-DF) neste evento, particularmente através do secretário geral, Denivaldo Alves, demonstrou a determinação dos servidores em buscar melhorias para a categoria.

A Assistência à Educação, criada em 1989, é uma carreira diversa, composta por profissionais de várias disciplinas, como psicologia, nutrição, biblioteconomia e administração, entre outras. Segundo os servidores, eles são peças fundamentais para o funcionamento adequado das escolas, já que a educação não pode ser realizada apenas pelos professores.

O deputado João Cardoso (Avante), autor do pedido da comissão geral, reconheceu a importância da categoria, enfatizando a necessidade de valorização e da implementação de um concurso anual de remoção, um direito já garantido à carreira do Magistério, mas que ainda não foi estendido à Assistência à Educação.

O Secretário-Geral do SAE-DF, Denivaldo Alves, foi uma voz forte nesse debate. Ele lamentou o “desprestígio” que a categoria enfrenta em algumas escolas e pediu igualdade com a carreira do Magistério. De acordo com Alves, a Secretaria de Educação prometeu um reajuste de 30% na Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC), a ser parcelado em cinco vezes, da mesma forma que ocorreu com os professores. “A secretária disse que o tratamento será isonômico, Educação é uma só”, afirmou Alves, destacando a essencialidade do trabalho da categoria.

O analista de Políticas Públicas e Gestão Educacional, Elton Pereira dos Santos, reforçou que “a Secretaria de Educação não funciona só com a carreira Magistério, é essencial e fundamental o trabalho que fazemos”. Ele destacou o importante papel da categoria na gestão de quase 300 milhões anuais de verbas nas 699 escolas públicas do DF e nas 14 coordenações regionais.

O debate também trouxe à tona preocupações sobre a falta de investimento em formação continuada e a discrepância salarial existente entre diferentes profissionais que trabalham em conjunto nas escolas. A ausência de um representante da Secretaria de Educação no debate foi destacada, sublinhando a necessidade de mais envolvimento das autoridades competentes.

O evento demonstrou a unidade dos servidores da Assistência à Educação e a liderança do SAE-DF na luta por melhores condições de trabalho, formação continuada, remuneração justa e reconhecimento da importância do papel que desempenham no sistema educacional. A expectativa agora é de que as promessas feitas sejam cumpridas e as necessidades da categoria sejam atendidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo