Seminário pauta luta das mulheres contra retrocesso e por direitos

Neste mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3), as mulheres CUTistas realizarão o seminário “Trabalhadoras em Luta: derrotar o retrocesso e ampliar direitos”. A atividade será dia 22 de março, a partir das 10h, no auditório Adelino Cassis, da CUT Brasília.

O seminário compõe a agenda do Março Feminista (veja calendário da primeira semana abaixo), nome dado ao conjunto de atividades que serão realizadas neste mês pela CUT e sindicatos filiados, movimentos feministas e movimentos sociais comprometidos com a pauta das mulheres.

“O objetivo deste seminário é combater os propósitos neoliberais e conservadores que fortalecem uma sociedade patriarcal, machista, que desvaloriza as mulheres e as subjuga enquanto seres humanos. A pauta conservadora do Congresso Nacional atinge toda a população, mas interfere especialmente na vida das mulheres. Por isso, no mês que marca o Dia Internacional das Mulheres, ratificaremos nossa luta por direitos e oportunidades iguais; diremos não a todos os projetos que não vão ao encontro de um mundo que proporcione a equidade de gênero. Entre eles o PLC 30, que prejudica trabalhadores terceirizados; a reforma da Previdência como vem sendo anunciada; o projeto do deputado Eduardo Cunha, que proíbe o SUS de oferecer a mulheres vítimas de estupro a pílula do dia seguinte e de prestar orientações sobre o direito ao aborto. Também reforçaremos pautas como a luta por salários iguais, creche pública de qualidade, fim da violência contra as mulheres, entre outros pontos”, explica a secretária de Mulheres da CUT Brasília, Izaura Oliveira Santos.

O seminário da CUT Brasília “Trabalhadoras em Luta: derrotar o retrocesso e ampliar direitos” abordará temas como a disputa feminista no Congresso Nacional e o enfrentamento da crise e perspectivas de luta. Participarão da atividade a assessora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fiorella Macchiavello; a secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa; vice presidenta nacional da CUT, Carmen Foro; a deputada federal do PT Érika Kokay, entre outras.

As inscrições para o evento poderão ser feitas com Evânia Barros, pelo email secretariageral@cutbrasilia ou pelo Whatsapp 9944-2858. As vagas são limitadas.

Veja a programação completa do dia 22, no auditório Adelino Cassis da CUT Brasília, no Conic.

Seminário – Trabalhadoras em Luta: derrotar o retrocesso e ampliar direitos

10h – “A disputa feminista no Congresso Nacional”

Mesa:

Carmen Foro – vice-presidenta Nacional da CUT

Érika Kokay – deputada federal

Maria do Rosário – deputada federal (a confirmar)

Fátima Bezerra – senadora (a confirmar)

 

14h – Trabalho das mulheres: conjuntura, enfrentamento da crise e perspectivas de lutas

Mesa:

Fiorella Macchiavello – assessora técnica do Dieese

Rosane Silva – assessora especial do Núcleo de Gênero do Ministério do Trabalho e Previdência Social

Graça Costa – secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT

 

Veja programação da primeira semana do Março Feminista:

  calendario

Fonte: Cut Brasília

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo