Marcha das Margaridas 2023: SAE-DF em solidariedade à reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver

Antes de adentrarmos ao cenário atual, é crucial compreender a origem e a jornada da Marcha das Margaridas. Inspirado na luta e resistência de Margarida Maria Alves, líder sindical assassinada em 1983 por sua defesa veemente dos direitos dos trabalhadores rurais, este movimento emergiu em 2000. Desde então, a marcha tornou-se um dos maiores e mais importantes movimentos de mulheres da América Latina, lutando não apenas pelos direitos das mulheres do campo, floresta e águas, mas também por justiça social, equidade de gênero e reforma agrária.

Em meio ao mar de Margaridas que tomou a Esplanada dos Ministérios hoje, 16 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) emergiu como uma voz forte e ressonante na luta pelos direitos das mulheres. Esse grande evento, que marca o posicionamento e luta das mulheres contra as adversidades e pela reconstrução do Brasil, contou com uma representação expressiva do SAE-DF, enfatizando seu comprometimento com a causa.

Izaura Santos, Secretária de Administração do SAE-DF, refletiu: “Participar deste momento histórico é crucial para nós. Como educadores, temos a responsabilidade de ser a voz da mudança e ensinar as próximas gerações sobre igualdade e justiça.”

Juntas, representam a força e o comprometimento do SAE-DF na Marcha das Margaridas

Com um enfoque na importância da tecnologia e sua integração nos processos educativos e sociais, Rita Torres, Secretária de Organização e Novas Tecnologias, declarou: “Precisamos reconstruir um Brasil onde a tecnologia é usada para empoderar e educar, não para oprimir.”

Sonia Vilarindo, Secretária de Convênios, ressaltou a solidariedade e apoio do sindicato aos movimentos sociais, afirmando: “A marcha é um lembrete da força da união. Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso e apoio à causa das Margaridas.”

A importância da equidade de gênero foi destacada por Nilvia Rodrigues, Secretária de Gênero, Raça e Políticas para as Mulheres: “A Marcha das Margaridas não é apenas um movimento. É uma declaração de que não vamos mais aceitar injustiças. O SAE-DF se compromete a ser um aliado constante nesta luta.”

Por fim, Josefa Nascimento, 77 anos, Secretária de Aposentados e Ação Social, reforçou a necessidade de cuidar e zelar pelos direitos das gerações passadas: “Estamos aqui para garantir que as conquistas das nossas antecessoras não sejam esquecidas e que o futuro seja promissor para todas.”

Josefa Nascimento, 77 anos, Secretária de Aposentados e Ação Social

A presença expressiva do SAE-DF na Marcha das Margaridas 2023 solidifica seu papel como defensor dos direitos das mulheres e reafirma seu compromisso com a causa, mostrando que a educação e a luta por direitos caminham juntas na construção de um Brasil mais justo e igualitário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo