POPULARIZAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Proposta de conscientização da sociedade dobre a gestão educacional democrática é reforçada do CEDF.

Em reunião do Conselho de Educação do Distrito Federal – CEDF realizada nesta terça-feira (29), a Professora Doutora Carmenisia Jacobina Aires, que também é diretora da Faculdade de Educação da UNB,  passou a integrar a comissão formada pelo colegiado para a elaboração de proposta voltada para o fortalecimento da gestão democrática do ensino público no Distrito Federal.

A proposta, de iniciativa do nosso representante no CEDF – Ediram Oliveira – tem por objetivo a adoção de medidas capazes de levar à sociedade o conhecimento sobre o potencial transformador do gerenciamento democrático e participativo das escolas públicas e dos meios disponíveis para a contínua participação de pais, estudantes e educadores na gestão escolar pública. A participação da sociedade civil no acompanhamento social da gestão escolar pública é fundamental também para a promoção da transparência administrativa educacional pública.

Não há duvidas de que a efetividade dos princípios educacionais é um direito da sociedade. A igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a valorização dos profissionais de educação estão entre esses princípios que precisam sair da abstração para materializar-se. Daí a importância da proposta em face da necessária efetividade do princípio de gestão democrática do ensino público.

No caso da nossa carreira, com a inclusão no texto constitucional do princípio de valorização dos profissionais de educação, por força da Emenda Constitucional nº 53/2006, além das reestruturações com avanços conquistados neste sentido, a luta continua em busca do alcance da profissionalização e da valorização dos educadores e da educação. Essa também é uma questão que vem sendo colocada de maneira recorrente no CEDF pelo nosso representante por entender que aquela instituição não pode mais se ater apenas aos históricos formalismos limitados a credenciamentos de instituições de ensino, reconhecimento de cursos, entre outras tarefas similares.

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