Izaura Oliveira Santos: Pioneirismo e luta por igualdade na educação

Do ambiente escolar ao movimento sindical: A jornada inspiradora de uma mulher por empoderamento e equidade de gênero

No âmbito das celebrações do mês da mulher, o SAE-DF tem o prazer de apresentar a história de Izaura Oliveira Santos, uma mulher cuja vida profissional e militância exemplificam o espírito de luta e dedicação à igualdade de gênero na carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE). Sua trajetória, marcada por desafios, conquistas e um compromisso inabalável com o movimento sindical, é um farol de inspiração para colegas e futuras gerações.

Uma Jornada de Empoderamento e Luta

Izaura começou sua jornada na SEEDF em julho de 1989, inicialmente atuando no CEM 03 de Ceilândia Sul antes de se mudar para a Escola Classe 501 em Samambaia. Foi nesta fase que Izaura mergulhou no movimento sindical, tornando-se Delegada Sindical e participando ativamente em cursos de formação. Sua influência como líder sindical cresceu, promovendo a união, o estudo e a valorização pessoal e profissional entre suas companheiras.

Sua passagem pela EC 307 foi marcante, onde foi a primeira funcionária e desempenhou um papel crucial na conscientização e valorização das colegas de trabalho. Através de sua liderança, Izaura foi fundamental nas discussões sobre Gestão Democrática, contribuindo significativamente para a ocupação de cargos administrativos por mulheres durante o governo popular.

Conquistas Históricas e Estratégias Atuais

As conquistas históricas das mulheres, segundo Izaura, refletem um esforço contínuo de reconhecimento e valorização. A paridade de gênero, tanto em posições de liderança quanto em congressos, exemplifica o progresso feito até agora. Essas vitórias não apenas celebram o avanço da mulher na sociedade mas também informam as estratégias atuais de promoção da equidade de gênero.

Desafios Contemporâneos e a Luta pela Valorização

Ainda hoje, as mulheres enfrentam desafios significativos na carreira PPGE, incluindo a necessidade de maior valorização e empoderamento. O SAE-DF se mantém firme ao lado de suas integrantes, empregando políticas públicas focadas nas mulheres para superar esses obstáculos.

Visão Futura: Representatividade e Empoderamento Feminino

Olhando para o futuro, Izaura e o SAE-DF vislumbram um cenário onde a representatividade e o empoderamento feminino na carreira PPGE sejam ainda mais fortalecidos. A trajetória de Izaura é um testemunho do poder da persistência, da educação e da união na luta por um ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

Izaura Oliveira Santos não é apenas uma voz; ela é um símbolo da força coletiva das mulheres na SEEDF e no movimento sindical. Sua história é um chamado à ação para todas as mulheres na educação: para se unirem, se valorizarem e lutarem por seus direitos e por um futuro onde a igualdade de gênero seja uma realidade incontestável.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo