Gestão Democrática na Educação Básica: Processo Eleitoral é Acompanhado de Perto pelo SAE-DF

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas públicas no Distrito Federal (SAE-DF) está acompanhando de perto o processo eleitoral, reafirmando seu compromisso com uma educação pública mais inclusiva e transparente.

Fundamentada pela Lei nº 4.751, de 7 de fevereiro de 2012, a gestão democrática na educação básica da Rede Pública de Ensino do DF consolida-se por meio do processo eleitoral. Este instrumento de governança dá voz ativa à comunidade escolar, permitindo a eleição de Conselheiros Escolares, Diretores e Vice-Diretores. O foco é permitir uma participação mais robusta nas decisões, garantindo transparência e responsabilidade na administração do ensino público.

Cronograma do Processo Eleitoral:

  • Inscrições: 21 a 25 de agosto de 2023
  • Campanha Eleitoral: 25 de setembro a 20 de outubro de 2023
  • Eleição: 25 de outubro de 2023

O edital, que dispõe sobre o cronograma, períodos de inscrição e votação, já foi divulgado.

É válido salientar a importância de tal participação para a consolidação da gestão democrática. Este processo vai além da simples eleição de gestores: instiga uma reflexão abrangente sobre a função da escola na sociedade e sua influência na formação do projeto político-pedagógico. Tudo isso levando em conta a realidade e cultura locais, para uma educação mais personalizada, acessível e inclusiva.

Para mais informações e para conferir o cronograma completo, [clique aqui].

Reforçando a mensagem final, o envolvimento da comunidade escolar é fundamental para a fortificação e consolidação da gestão democrática na educação. A hora é agora para criar um ambiente educacional mais conectado, participativo e reflexivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo