100 mil mulheres na Marcha das Margaridas

Dia 17/08 a partir das 07h no Pavilhão do Parque da Cidade – Participe

A capital federal receberá pela quarta vez a Marcha das Margaridas. Neste ano, a expectativa é de que 100 mil mulheres trabalhadoras do campo participem da ação que luta por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade. A Marcha será nos dias 16 e 17 de agosto, no Parque da Cidade.

No dia 17, às 7h, as trabalhadoras rurais descerão em passeata pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, onde realizarão ato às 10h. Ainda no dia 17, haverá ato de encerramento com o anúncio das respostas dos ítens da pauta de reivindicação da Marcha, com a presença da presidente Dilma Rousseff. A solenidade será às 15h, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade.

Com 150 pontos de reivindicação, a pauta da quarta edição da Marcha das Margaridas traz sete eixos principais: biodiversidade e democratização dos recursos naturais – bens comuns; terra, água e agroecologia; soberania e segurança alimentar nutricional; autonomia econômica, trabalho, emprego e renda; saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, sexualidade e violência; democracia, poder e participação política. A pauta foi entregue ao governo federal em solenidade no dia 13 de julho.

A mobilização, que conta com a CUT na organização, foi fundamental para uma série de conquistas, como a criação do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.

Histórico

Desde 2000, a cada três anos é realizada a Marcha das Margaridas. A atividade sempre acontece em agosto, pois neste mesmo mês, há 28 anos, Margarida Alves foi assassinada brutalmente por um matador de aluguel com uma escopeta calibre 12.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo