AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO MODELO DE TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR. O SAEDF É CONTRA ESSA PROPOSTA!

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO MODELO DE     TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

O SAEDF É CONTRA ESSA PROPOSTA!

A audiência pública ocorrerá nesta sexta-feira, 6 de março às 10h no salão nobre do Palácio do Buriti, contamos com a sua presença para manifestarmos juntos contra essa proposta.

O SAEDF vem a público para se manifestar contra a mudança no modelo atual de gestão da alimentação escolar, em que o governo pretende terceirizar a gestão da alimentação escolar no Distrito Federal e propõe a contratação de empresa especializada para prestação de serviço de nutrição e alimentação escolar nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Na visão do sindicato o governo deve investir e melhorar a infraestrutura das escolas, das cantinas, dos refeitórios e na qualidade da alimentação escolar.

A quantidade de merendeiros nas escolas não é adequada à modulação, no entanto, não garantirá a segurança e condições adequadas a esse trabalho.

A alimentação escolar também tem um caráter pedagógico, pois a escola não pode ser apenas um refeitório, e sim um local onde os estudantes aprendem como é feita a alimentação saudável. A merenda escolar não pode ser terceirizada da mesma forma como ocorre nas indústrias.

A proposta de terceirização requer uma fiscalização de maior demanda e complexidade, com a atual equipe, que já é escassa e há ausência de plataformas tecnológicas para acompanhamento dos contratos, por isso a SEEDF não terá meios eficientes para a fiscalização dos contratos.

O posicionamento do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, órgão responsável por fiscalizar a gestão deste serviço nas unidades de ensino, e também por toda a comunidade escolar, que é totalmente contra a privatização da merenda escolar, sendo que o CAE encaminhou aos órgãos competentes um documento de manifesto contra a mudança no modelo atual de gestão da alimentação escolar. O SAE/DF também tem o mesmo posicionamento contrário à privatização da merenda escolar.

O SAEDF estará atento na fiscalização de todo esse processo e denunciará o caráter de privatização em curso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo