Seminário: Gestão democrática na rede Publica de Ensino.

A direção do SAE-DF participou do seminário da Gestão Democrática na Escola Pública de Ensino realizado dia 19/10/2011 na Câmara Legislativa.

Na ocasião o secretario Geral do SAE-DF Denivaldo Alves defendeu o texto da gestão democrática discutido com o Sinpro-DF e o SAE-DF. Os avanços dessa discussão à democratização da gestão objetivam debater os destinos da Educação Pública, pois sem democracia não há qualidade de ensino.

O princípio da gestão democrática da educação pública é o exercício efetivo da cidadania, e os dispositivos legais relativos à sua implementação representam os valores e significações dos educadores que preconizam uma educação emancipadora, em uma sociedade democrática. Deve ser o resultado de um processo de discussão e avanços. Mas esses dispositivos legais, por si só, não mudam cultura e valores. A democratização da escola pública implica, portanto, o redimensionamento das formas de escolha do diretor e vice-diretor e a articulação e consolidação de outros mecanismos de participação e qualificação da educação. Ou seja, é fundamental garantir, no processo de democratização, a construção coletiva do projeto e participação dos vários segmentos envolvidos, a consolidação dos conselhos escolares, dos grêmios estudantis, e principalmente a participação efetiva dos trabalhadores em educação. É Primordial a compreensão de que a construção de uma gestão escolar democrática é sempre processual e, portanto, em se tratando de uma luta política de construção de mecanismos para o funcionamento de uma escola pública de qualidade, o SAE-DF estará sempre à disposição e empenhado nessa luta de valorização dos profissionais em educação.

Lembramos também que nesta quinta-feira dia 20/10/2011, na Câmara Legislativa do Distrito Federal haverá uma audiência Pública para debater com a comunidade a Gestão Democrática nas escolas publicas do Distrito federal, na qual a discussão deve-se levar em conta as alterações e propostas feitas pelos deputados que podem alterar o texto original encaminhado à mesa diretora da CLDF. Esperamos ao final da discussão tenhamos um texto que represente os verdadeiros anseios de democratização e participação na gestão da Educação.

Receba o nosso boletim PPGE

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo