ALERTA DO SAE-DF SOBRE DENGUE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Com aumento alarmante de casos de dengue, SAE-DF intensifica ações de prevenção e monitoramento em escolas públicas

Em resposta ao recente decreto de situação de emergência na saúde pública pelo Governo do Distrito Federal (GDF), devido ao surto de dengue com mais de 16 mil casos confirmados, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) está lançando uma campanha de conscientização e prevenção focada nas escolas públicas, regionais de ensino e na sede da Secretaria de Educação.

O SAE-DF, preocupado com o bem-estar de seus membros e da comunidade escolar, está alertando sobre as medidas preventivas individuais e coletivas para combater a propagação da dengue. Este alerta vem em um momento crítico, onde um aumento de 646,5% nos casos suspeitos de dengue foi registrado em comparação ao ano passado, segundo o último boletim epidemiológico.

Medidas Preventivas nas Escolas:

  • Conscientização: Alertas aos pais e alunos sobre os cuidados e prevenção da dengue nas residências e comunidades ligadas a escola.
  • Eliminação de Criadouros: Inspeções regulares para eliminar água parada, principal foco de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
  • Proteção Individual: Incentivo ao uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele.

Reconhecendo a gravidade da situação, o SAE-DF está abrindo um canal de denúncias para que os profissionais da educação possam relatar situações de risco nas escolas. O Sindicato também estará em diálogo constante com o GDF, cobrando ações efetivas de prevenção e controle da doença entre os profissionais de ensino.

Impacto nas Escolas e Comunidade:

A situação é preocupante, especialmente considerando o ambiente escolar, onde a concentração de pessoas facilita a propagação de doenças. O SAE-DF enfatiza a importância de uma ação coordenada e responsável para proteger estudantes, professores e funcionários.

Ações do GDF:

Diante da emergência, o GDF já iniciou a instalação de tendas de acolhimento em várias regiões, oferecendo testes rápidos de dengue, acolhimento de pessoas com sintomas e hidratação. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde do DF estão preparadas para atender os casos da doença.

O SAE-DF reitera seu compromisso com a saúde e segurança dos trabalhadores em escolas públicas e da comunidade escolar, e se mantém vigilante para assegurar que as medidas preventivas sejam efetivamente implementadas e que o bem-estar dos profissionais de ensino seja priorizado.

 

Fontes: Informações baseadas nos dados do último boletim epidemiológico de dengue no Distrito Federal e medidas anunciadas pelo GDF.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo