A POESIA QUE INSPIRA A EDUCAÇÃO – HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Padre e membro da carreira PPGE: O poeta José Maria da Silva Mourão sensibiliza o Dia de homenagens com sua poesia

Em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF) tem o prazer de destacar uma figura emblemática que vem fazendo a diferença na carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE): José Maria da Silva Mourão. Um poeta que não só encanta com suas palavras, mas também inspira através de sua trajetória de vida e comprometimento com a educação e a cultura.

Nascido na pacata Viçosa do Ceará, em plena Serra da Ibiapaba, no dia 5 de março de 1961, Mourão cresceu em um lar católico fervoroso, onde desde cedo foi imerso em práticas religiosas que moldariam seu caráter e sua obra. Ainda criança, se encantava pelos terços, novenas e vias-sacras conduzidos por sua mãe, experiências que lhe proporcionaram um profundo senso de comunidade e fé.

Aos nove anos, José Maria iniciou sua jornada no mundo das letras, desenvolvendo cedo um apreço pela leitura que perdura até hoje. Aos dez, fez sua primeira comunhão e, quatro anos mais tarde, o crisma. Foi após essa etapa de sua vida que fundou o grupo JOC (Juventude Unida a Cristo), marcando o início de sua jornada poética ao criar um cordel que se tornaria o hino oficial do grupo.

Seu engajamento não parou por aí. José Maria dirigiu diversas atividades religiosas e culturais em sua comunidade, sempre com o intuito de unir e inspirar os jovens ao seu redor. Em 1980, deu um passo significativo ao ingressar no Seminário Catequético São José, em Tianguá, Ceará, iniciando sua formação para o sacerdócio, concluída com sua ordenação em 1993.

Apesar de sua dedicação ao sacerdócio, o caminho de Mourão tomou novos rumos em 2003, quando se casou com Josilene Araújo Mourão e se tornou pai de Giovanna Araújo Mourão. Essa nova fase trouxe ainda mais profundidade a sua obra e pensamento. Hoje, José Maria da Silva Mourão exerce o sacerdócio como padre, estando ligado à Igreja em Antioquia, onde atua em duas comunidades no Distrto Federal: Samambaia e Água Quente, equilibrando sua vida espiritual com sua paixão pela educação e pela poesia.

Com uma rica formação em filosofia, teologia, pedagogia e especialização em educação pela Universidade Católica de Brasília, José Maria não só contribui para o campo acadêmico, mas também enriquece a cultura brasileira com sua arte. Autor de dois livros infantis e 26 títulos de cordel, ele se destaca como uma voz ativa na literatura e na educação, combinando sabedoria e criatividade.

Hoje, como servidor da Secretaria de Educação e membro da carreira PPGE, Mourão continua a inspirar estudantes, colegas e a comunidade com sua dedicação à educação e à cultura. Suas obras não apenas divertem e educam, mas também refletem os valores e a essência de alguém que viveu intensamente as nuances da experiência humana, transformando-as em arte e sabedoria.

Neste Dia Internacional da Mulher, o SAE-DF celebra a contribuição de José Maria da Silva Mourão, um poeta que transforma a educação com a força de sua palavra e a profundidade de sua visão. Uma verdadeira inspiração para todos nós que acreditamos no poder transformador da educação e da cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo