CLDF homenageia aniversário da CUT em Sessão Solene

Sindicalistas, personalidades políticas e militantes participaram do evento

Escrito por: Marina Maria/CUT-DF

O ciclo de celebrações de 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT)foi encerrado nesta segunda-feira (4), em solenidade na Câmara Legislativa do DF. O evento foi organizado pelo deputado distrital Chico Vigilante, primeiro presidente da CUT-DF. Militante histórico do movimento sindical, o parlamentar classificou a Central como “o mais perfeito e potente instrumento da luta de classes neste país”.

“Me passa um filme na cabeça”, disse Chico ao se referir às quatro décadas de fundação da CUT. O deputado lembrou-se das mobilizações e greves realizadas no início da atuação da Central no DF, e afirmou que, de lá para cá, muitas categorias desapareceram e outras surgiram e que “é papel da CUT conscientizar esses novos trabalhadores de que eles são trabalhadores”, referindo-se à falta de sentimento de pertencimento de classe que acomete as novas gerações, dentre outros motivos, também pela falta de vínculo com as empresas e a retirada de direitos trabalhistas.

Além das falas de dirigentes, ativistas e deputados que fizeram ou fazem parte da CUT no Distrito Federal, a Sessão Solene contou com a exibição de um vídeo sobre as vitórias que só foram possíveis através da organização das trabalhadoras e trabalhadores organizados.

Antes de iniciar seu discurso, o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, chamou os demais membros da diretoria recém-eleita da Central para a frente do púlpito. Rodrigo mencionou o Congresso Estadual e homenageou cada uma e cada um que participou da construção das quatro décadas da CUT.

“A CUT foi construída por muitas mãos, homens e mulheres, muitos dirigentes, funcionários, militantes que nunca foram dirigentes ou tiveram vínculo direto, mas que acreditam na CUT como um projeto político de sociedade”, afirmou Rodrigo.

A liderança ainda afirmou que é uma honra presidir a Central neste momento histórico que coincide com o aniversário de 40 anos e com a retomada da esperança da classe trabalhadora. Rodrigo citou os trabalhadores dos Correios que de uma vez só tiveram 51 cláusulas cortadas do Acordo Coletivo de Trabalho, além de outros retrocessos vividos no último período, mas afirmou que os direitos perdidos serão reconquistados com luta e mobilização.

Também falaram sobre os 40 anos da CUT no DF, os parlamentares Erika Kokay, Gabriel Magno e Max Maciel, a supervisora do Dieese em Brasília, Mariel Angeli Lopes, o atual presidente do Iphan, Leandro Grass, João Vicente Goulart (PC do B) e os sindicalistas Rosilene Corrêa (CNTE), Paulo Quadros (Sindesv-DF), Jacy Afonso (PT-DF e ex-presidente da CUT) e Isabel Caetano (Sindiserviços).

Para assistir a solenidade na íntegra, basta clicar aqui.

Receba nosso boletim informativo

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo