AS PRIVATIZAÇÕES E O PROCESSO DE DESMONTE DO ESTADO BRASILEIRO

CUT-DF debate estratégias de enfrentamento da política entreguista do Governo Bolsonaro e do GDF

O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal – SAE/DF, representado pelo nosso Secretário de Formação Sindical e Qualificação Profissional, Ediram Oliveira, participou neste sábado (16/10), de reunião organizada pela CUT-DF com sindicados da base da central no DF e Entorno. Realizado na Chácara do Professor, do SINPRO-DF, o encontro teve como pauta as lutas contra as privatizações e contra a PEC 32, políticas extremamente nocivas aos interesses da sociedade. Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, PETROBRAS, SERPRO, DATAPREV, BRB, DETRAN-DF e muito mais, fazem parte da ganância entreguista de Paulo Guedes rumo à construção do chamado estado mínimo, ideia esta que, de tão atrasada, foi abandonada pela maioria das nações há séculos. Na verdade, trata-se de Estado mínimo para o povo e máximo para o capital especulativo dos bilionários brasileiros.

Uma das preocupações explicitadas na reunião é o projeto de privatização dos Correios, cuja batalha agora está sendo travada no Senado Federal. Nesse sentido, relatam os sindicalistas que, embora o trabalho de enfrentamento realizado venha levando os senadores a refletir melhor sobre o grande retrocesso que pretende o governo impor ao Brasil, a luta precisa se intensificar. Acrescentam que, de tão retrógrada a proposta, até nos Estados Unidos esses serviços são públicos. A preocupação maior, conduto, refere-se ao serviço social de alta relevância que os Correios hoje prestam à sociedade e que, certamente, o setor privado não terá interesse em oferecer, limitando-se a explorar esses serviços onde houver maior possibilidade de altos lucros, como é o caso das regiões sul e sudeste, menosprezando outras regiões brasileiras.

No evento ficou clara a necessidade de fortalecimento da luta contra a investida entreguista do governo, que vêm entregando ao setor privado ativos pertencentes ao Banco do Brasil, à Caixa Econômica Federal e, no caso do DF, ao BRB, com pretensão de, ao final desse processo, realizar a privatização também dessas importantes e estratégicas instituições financeiras, em prejuízo, não apenas dos trabalhadores e das trabalhadoras, mas também da sociedade em geral.

Soma-se a tudo isso a ameaça de privatização da PETROBRAS, anunciada recentemente por Bolsonaro. Não bastassem os aumentos em cada litro de combustível e em cada botijão de gás de cozinha que, como se sabe, significam bilhões e bilhões de reais a mais no bolso dos acionistas privados da empresa, dinheiro esse arrancado do suor do trabalho de cada trabalhador ou trabalhadora e do povo em geral. E é isso que passou a acontecer desde o golpe de 2016, até porque tudo isso faz parte dele.

O SAE-DF enfatizou a necessidade de intensificação da luta contra a PEC 32, inclusive, por meio de uma maior conscientização da sociedade de que a proposta não se volta apenas contra os servidores públicos, mas também contra os serviços públicos, com reflexos econômicos negativos para o setor produtivo comercial e industrial, no DF e no Brasil. Salientou ainda a importância da realização da 2ª Conferência Distrital Popular de Educação – 2ª CONAPE DISTRITAL, que será realizada no dia 26 de novembro próximo como parte da construção da 2ª CONAPE NACIONAL, em defesa do Plano Nacional de Educação – PNE e do Plano Distrital de Educação – PDE, lutas estas que também têm relação com a luta conta a PEC 32.

O SAE/DF parabeniza a CUT-DF por esse importante e marcante evento rumo ao fortalecimento da luta em defesa dos nossos direitos e contra as medidas mais que atrasadas do Governo Bolsonaro, que quer levar a gestão pública brasileira a métodos similares aos tempos do Brasil colonial, o que não é de interesse da classe trabalhadora e tampouco da sociedade em geral.

Luta que segue!

Receba nosso boletim informativo

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo